Jair Rodrigues, o samba alegre na MPB
qua, 21 de maio de 2014 00:00
O Brasil se despediu de Jair Rodrigues no dia 8. Eventos musicais como o Prêmio da Música Brasileira, no dia 14, e a Virada Cultural 2014, no último domingo, homenagearam o cantor responsável por trazer a alegria do samba para a MPB.
Conhecido por sua irreverência e bom humor como estado permanente, viu sua sorte mudar ao se classificar em primeiro lugar no programa de calouros da Rádio Cultura. Passou a ter mais contato com a movimentação cultural até lançar compactos e o LP “O Samba Como Ele É”, contendo a música “O Morro Não Tem Vez”, o primeiro sucesso lançado pelo cantor.
Seu nome tornou-se mais conhecido a partir de 1964 quando gravou “Deixa Isso pra Lá” (Alberto Paz/ Edson Menezes) uma de suas músicas mais conhecidas e singulares: é considerado um precursor do rap devido às partes faladas da canção, num ritmo que se tornaria comum lá nos anos 80.
Um capítulo especial na vida de Jair Rodrigues foi a parceria com Elis Regina. Eles se conheceram em 1965 e gravaram juntos três LPs ao vivo, “Dois na Bossa”, volumes 1, 2 e 3. Os dois combinavam tanto que passaram a comandar o programa “O Fino da Bossa” na TV Record, naquele mesmo ano. Recebiam convidados no palco, ao vivo, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi e Os Cariocas. A atração ficou no ar durante três anos e foi um marco não só na televisão brasileira como na MPB.
.
Araguari domina o concurso de cosplays da Catsu 2014
Aqui não é só a terra do queijo minas e das cachoeiras. O pessoal domina também a arte do cosplay e Araguari foi bem representada no evento realizado no último fim de semana. Stella Vieira levou para casa a medalha de ouro na categoria Desfile, com a personagem Kuroyukihime, de “Accel Word”. Letícia Castro foi a vencedora da categoria Tradicional, com o personagem Mephisto Pheles de “Ao no exorcist”.
Conhecedores do assunto devem estar se perguntando: “cadê o Leon?”. Nesse ano o lugar mais alto do pódio na categoria Livre foi dele, com o personagem Draven do jogo “League of Legends”. Mas numa versão bem inusitada, meio… coelho da Playboy. Destaque para o casal Angemon e Angewomon, de “Digimon”, por Cristopher Rajjmann e Jhay Naves. Ele ganhou o segundo lugar na categoria Desfile, mas independente da premiação, os dois foram muito elogiados pelos participantes do evento.
.
Discoteca básica da MPB
ELIS & TOM (1974) – ELIS REGINA E TOM JOBIM: Sucesso de vendas e de crítica, continua aclamado até os dias de hoje por músicos e especialistas; é tema de livros e enciclopédias pelo mundo afora. Só mesmo dois talentosíssimos brasileiros, acompanhados de músicos de extrema qualidade e inventividade conseguiriam presentear a MPB com este maravilhoso disco. Acima de tudo, é um disco muito bonito.
OUÇA: “Águas de Março”, “Corcovado”, “Retrato em Preto e Branco”, “Inútil Paisagem”
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Coluna: Da Redação (23/04) qua, 23 de abril de 2025
- Cerimônia da Medalha da Inconfidência homenageia nomes que marcam a história de Minas e do Brasil qua, 23 de abril de 2025
- Doação de sangue: Fundação Hemominas informa que somente o tipo AB+ está em nível estável qua, 23 de abril de 2025
- Duas pessoas morreram após colisão frontal na BR-365 qua, 23 de abril de 2025
- Comunidade se mostra apreensiva após mais um acidente fatal na Avenida Brasil qua, 23 de abril de 2025
- Feriadão é marcado com prisões e apreensões de drogas nas rodovias da região qua, 23 de abril de 2025
- Zona da Mata terá nova ZPE ter, 22 de abril de 2025
- Fenarap movimentou R$ 25 milhões sáb, 19 de abril de 2025
- AMM abre inscrições para o 40º Congresso Mineiro de Municípios sex, 18 de abril de 2025
- CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas qui, 17 de abril de 2025
> > Veja mais notícias...