Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Infestação de escorpiões preocupa moradores próximos ao Cemitério Bom Jesus

ter, 25 de novembro de 2014 01:11

SAMARA ARRUDA – Com o início do período chuvoso, a população fica em alerta para o aparecimento de escorpiões. Em Araguari, populares que residem próximo ao Cemitério Municipal Bom Jesus, estão preocupados com o aparecimento constante do aracnídeo.

“Estamos preocupados, pois é um risco para as famílias do bairro. Procuramos o departamento de Zoonoses e nos disseram que uma equipe está em alerta para atender esse tipo de ocorrência,” conta Carlos Humberto Silva que mora com a mulher e um filho nas proximidades.

De acordo com departamento de Controle de Zoonoses a concentração de madeira associada com a umidade e o calor formam um cenário propício para o desenvolvimento dos animais, que são venenosos. Para resolver a situação, o coordenador do departamento, Wellington Colenghi, afirmou que a partir de ontem, 24, acontece um trabalho de educação e saúde realizado com a população local devido ao perigo relacionado à infestação dentro das residências.

“Os técnicos irão orientar a população sobre como evitar a entrada dos aracnídeos nas residências através de telas nas portas da residência e nos ralos dos banheiros. Também realizaremos um estudo no local, juntamente com a secretaria de Obras para providenciar uma força tarefa e evitar que a infestação chegue às moradias,” disse.

Segundo explicou, a dedetização deverá ser realizada apenas em último caso, pois não é suficiente para matar o escorpião. O órgão ainda orienta que o veneno deve ser evitado porque não mata, apenas desaloja os escorpiões.

O coordenador alertou ainda sobre os procedimentos de segurança para evitar situações como a limpeza de entulho, madeiras e tudo que fica acumulado no quintal das casas. Outros cuidados como evitar deixar o lençol ou colcha no chão para dificultar a subida nas camas, verificar calçados e roupas antes de usar ajudam a prevenir o ataque do escorpião.  Caso tenha sido picado pelo escorpião, é necessário procurar atendimento médico em hospitais ou posto de saúde mais próximo. Nestas situações, a população deve relatar as ocorrências ao setor de Zoonose através do telefone 3690-3101.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: