IBGE promove Censo Agropecuário em Araguari
qua, 23 de agosto de 2017 05:01por Mel Soares
Órgão busca apoio para facilitar o trabalho
Em intervalo da sessão da Câmara Municipal dessa terça-feira, 22, representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Araguari informaram aos vereadores que será feito o mapeamento da parte rural do município. A pesquisa tem como objetivo ajudar o governo federal a elaborar políticas públicas para os integrantes da produção agrícola do Brasil.
Por enquanto, o órgão conseguiu parceria com a Emater MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e Ima (Instituto Mineiro de Agropecuária em Araguari) no quesito logística para realizar o trabalho de maneira eficaz.

Representantes do IBGE apresentam aos vereadores informações gerais sobre as atividades
Segundo Roosemary de Cáritas Azevedo de Sousa, coordenadora do IBGE em Araguari, o mapeamento será iniciado no mês de outubro com previsão de término para o final do ano. “O objetivo é buscar parceria para a realização deste trabalho. Muitos conhecem bem a área rural de Araguari e iremos precisar deste apoio”, destacou.
O vereador Vanderlei Inácio “Mãe Preta” (PRTB) questionou a coordenadora sobre a possibilidade de a prefeitura acompanhar as atividades. Conforme resposta, nesta quinta-feira, 24, às 14h, será formada Comissão Municipal de Geografia e Estatística a qual realizará essa função. Além da autarquia municipal, o grupo contará com a participação de vários segmentos dentre eles, Ministério Público, rede Sicoob e Banco do Brasil.
“Vamos apresentar nossa metodologia, o questionário que será aplicado em campo. Realizaremos o trabalho de forma transparente”, reforçou Roosemary.
O vereador Levi Siqueira (PMDB) expôs a representante acerca da necessidade do IBGE promover novamente a contagem do número de habitantes da área urbana, tendo em vista que recursos arrecadados como o Fundo de Participação dos Municípios podem aumentar dependendo do resultado.
“No ano passado era para o IBGE ter realizada a contagem da população, no entanto devido à crise financeira acabou cancelando. Só será feito censo demográfico em 2020. Atualmente estamos trabalhando com a estimativa de 118 mil habitantes em Araguari”, completou.
O último censo demográfico em Araguari foi realizado em 2010 e precisou ser refeito após solicitação do prefeito Marcos Coelho (PMDB) quando cumpria o primeiro mandato. “Na época refizemos o trabalho para comprovar”, concluiu.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Filhos lideram violência contra idosos em JF qua, 17 de junho de 2026
- Pouso Alegre recebe encontro da construção civil com Minascon e Feconsulminas qua, 17 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 17 DE JUNHO qua, 17 de junho de 2026
- Corpo de Bombeiros abre quartel para visitação e promove atividades educativas gratuitas em Araguari qua, 17 de junho de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados amplia acesso à saúde ocular e beneficia mais de 75 moradores qua, 17 de junho de 2026
- COLUNA LITERÁRIA – 17 DE JUNHO qua, 17 de junho de 2026
- Inscrições do Minha Casa, Minha Vida são adiadas para ampliar atendimento do Mutirão do CadÚnico qua, 17 de junho de 2026
- FanFest Araguari tem samba, transmissão de Brasil x Haiti e show de DJ nesta sexta-feira qua, 17 de junho de 2026
- Darli Amaral: 84 anos de uma história que continua viva na memória de Araguari qua, 17 de junho de 2026
- Deputado Zé Vitor solicita audiência na Câmara para debater uso da polilaminina na regeneração da medula espinhal qua, 17 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...