Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Funcionários da agência do INSS de Araguari mantêm greve desde julho

sáb, 5 de setembro de 2015 08:18

Da Redação

Categoria espera reajuste salarial e melhores condições de trabalho

Os funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Araguari estão em greve desde o dia 20 de julho. Em alguns estados, a manifestação nacional completou dois meses, sendo que, algumas agências estão funcionando parcialmente e outras tiveram o atendimento completamente interrompido.

Em alguns estados, médicos peritos aderiram à greve

Em alguns estados, médicos peritos aderiram à greve

 

De acordo com o comando de greve do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social (Sintsprev-MG) o objetivo da categoria é o reajuste de 27% nos salários, melhores condições de trabalho, 30 horas semanais para todos os funcionários e entrada de novos trabalhadores através de concursos, além da incorporação das gratificações ao salário, melhorando as condições de aposentadoria e plano de carreira.

O comando nacional de greve afirma que 1.100 agências em todo o país estão fechadas, com adesão de 85% da categoria e 33 mil funcionários. A greve tem adesão de diversos estados como Mato Grosso do Sul, Alagoas, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Paraná, Amapá, Tocantins, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Pernambuco, Roraima, Rondônia, Acre, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Espírito Santo, Amazonas, Goiás, Maranhão e Minas Gerais.

O Governo Federal e servidores se reuniram em agosto, na tentativa de chegar a um acordo e encerrar a greve, porém, houve impasse em questões relacionadas ao reajuste salarial e jornada de trabalho. Durante o encontro, o governo propôs o reajuste de 21,3%, que havia sido rejeitado pela categoria em julho.

Em alguns estados, os médicos peritos do INSS também aderiram à greve a partir dessa sexta-feira, 4, reivindicando o reajuste em duas parcelas, reestruturação da carreira, fim da contratação de peritos terceirizados e garantia de 30 horas de trabalho semanal. As unidades irão manter 30% do efetivo, priorizando atendimento a idosos, pessoas com lesões graves e contribuintes que não recebem benefício.

Em Araguari, os médicos peritos continuam o atendimento normalmente para as perícias agendadas. Segundo uma nota enviada pelo INSS, os atendimentos médicos perdidos poderão ser remarcados. Os interessados no reagendamento devem entrar em contato com as unidades ou através da Central de Atendimento, discando o número 135.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: