Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Ficha Técnica – Você tem Cultura em casa?

qua, 7 de junho de 2017 05:27

Abertura-ficha-tecnica

De quantas pessoas precisamos para reduzir o valor de um trabalho a zero? Tem gente que questiona o diploma de jornalista, mas sequer sabe completar uma sentença. Tem quem apoia a internação forçada de dependentes de crack, ainda que o Conselho Federal de Psicologia reprove. Ninguém é formado em nada, mas é pós-graduado em tudo. Sei que humildade não se vende em liquidação, mas percebi que um rei na barriga se encontra em qualquer esquina. Apenas cuidado para não tropeçar.

Um dos principais canais do mundo, TV Cultura recebe jogos da seleção *TV Cultura

Um dos principais canais do mundo, TV Cultura recebe jogos da seleção
*TV Cultura

 

Certo dia, uma amiga avisou – “Quanto mais conheço as pessoas, mais desconhecidas elas se tornam”. A frase ressoou-me como um estilingue de jabuticabeira numa taça de cristal. Quebra conceitos e molda os diferentes caminhos que se constroem. Um jogador de futebol brasileiro comeu o pão que o diabo amassou de almoço, jantar e café da manhã até conseguir um lugar ao Sol. Apenas 12% recebem mais de dois salários mínimos. Um garçom jamais consumiu aquilo que serviu, mas devolve com sorriso a arrogância alheia.

Enquanto o Brasil cria especialistas de plantão, muitos se dedicam àquilo que fazem, e outros ainda sonham. Ontem, mais um pobre não foi aprovado no concurso. Trabalhou a semana inteira. Não sabe o que é ter horas vagas. É preciso valorizar todos que estão em jogo e quem também quer entrar. Se um engenheiro contesta uma obra, respeitam. Se um professor questiona seu salário, julgam. Um economista, arquiteto, cientista político, gari ou artista de rua pode ter mais valor que o dono de um frigorífico ou presidente da República. Duvida?

O mundo da bola também tem dessas peculiaridades. Dizia Nelson Rodrigues – “Não se faz política, literatura e futebol com bons sentimentos”. A Rede Globo acaba de perder os direitos dos próximos amistosos da seleção. Se ainda não sabe, o Brasil entra em campo duas vezes entre essa e a próxima semana na Austrália. Primeiro, nesta sexta, 9, a partir das 7h, contra a Argentina do técnico Sampaoli. No dia 13, mede forças com o time da casa. A transmissão será da TV Brasil e TV Cultura, com narração de Nivaldo Prieto e comentários de Pelé e Denilson.

A casa da Roda Viva, Castelo Rá-Ti-Bum e do Cocoricó, agora também receberá a turma de Tite, Gabriel Jesus e seus discípulos, por uma falta de acordo financeiro entre a CBF e a Globo. Se essa moda pega, talvez assim uma das emissoras mais célebres da TV aberta brasileira retome o valor que nunca deveria ter perdido, mesmo que seja considerado o segundo melhor canal do mundo de acordo uma pesquisa britânica. Afinal, quando foi que alguém lhe perguntou – “Você tem Cultura em casa?”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: