Araguari aparece na lista da Polícia Federal em operação contra abuso sexual infantojuvenil
qua, 29 de abril de 2026 08:00Da Redação

Legenda: Foram cumpridos 159 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva.
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (28/4), a Operação Nacional Proteção Integral IV, para cumprimento simultâneo de 159 mandados de busca e apreensão em todas as unidades da Federação e 16 de prisão preventiva, com foco na identificação e na prisão de autores de crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Participam 503 policiais federais, bem como 243 policiais civis dos estados da Bahia, do Distrito Federal, do Espírito Santo, de Goiás, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Pará, do Paraná, de Pernambuco, do Piauí, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de São Paulo e de Tocantins.
A Operação Nacional Proteção Integral IV compõe um esforço internacional coordenado, denominado Operação Internacional Aliados pela Infância VI, voltado ao enfrentamento de crimes transnacionais que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Essa ação internacional ocorre de forma simultânea, nesta terça-feira, em 15 países, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em múltiplas jurisdições.
No âmbito internacional, foram cumpridos mandados nos seguintes países: Argentina, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Espanha, França, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai.
A ação busca integrar forças policiais nacionais e internacionais no combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil, para reforçar, no contexto do Maio Laranja, o compromisso com a prevenção e com a repressão dessas práticas. Em 2026, a Polícia Federal, mediante grupos de capturas, já cumpriu ao menos 450 mandados de prisão de foragidos por crimes sexuais.
Nomenclatura e alerta
Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota, preferencialmente, as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.
A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.
OPERAÇÃO NACIONAL PROTEÇÃO INTEGRAL IV
RESUMO DA OPERAÇÃO EM MG
18 MBAs
14 cidades
18 equipes – 74 policiais federais
CIRCUNSCRIÇÃO UBERLÂNDIA: 5 MBAs
02 em Uberlândia
01 em Araguari
02 em Unaí
5 equipes – 20 policiais
CIRCUNSCRIÇÃO DIVINÓPOLIS: 02 MBAs
01 em Lavras
01 em Santo Antônio do Amparo
2 equipes – 10 policiais
CIRCUNSCRIÇÃO IPATINGA: 02 MBAs
02 em Matipó
2 equipes – 5 policiais
CIRCUNSCRIÇÃO UBERABA: 02 MBAs
02 em Veríssimo
2 equipes – 8 policiais
CIRCUNSCRIÇÃO MONTES CLAROS: 02 MBAs
01 em Montes Claros
01 em Pirapora
2 equipes – 8 policiais
CIRCUNSCRIÇÃO JUIZ DE FORA: 02 MBAs
01 em Visconde do Rio Branco
01 em Eugenópolis
2 equipes – 8 policiais
CIRCUNSCRIÇÃO BELO HORIZONTE: 03 MBAs
01 em Belo Horizonte
01 em Lagoa Santa
01 em Martinho Campos
3 equipes – 15 policiais
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Podcast "Café, Queijo e Prosa com o Presidente" recebe Marília Campos e Domingos Sávio em edições especiais sáb, 25 de julho de 2026
- Projeto de hidrogênio em Uberaba incentivado sáb, 25 de julho de 2026
- Parceria entre Prefeitura de Indianópolis e Sebrae busca fortalecer empresas locais com inovação e gestão sáb, 25 de julho de 2026
- Conselho de Fomento impulsiona novos investimentos e geração de empregos em Araguari sáb, 25 de julho de 2026
- Inscrições para o 57º Concurso Nacional de Contos e Poesias “Abdala Mameri” seguem abertas até 31 de julho sáb, 25 de julho de 2026
- Rei do Ovo/Botinas Zeus/RLB Evolution e Drogaria Resende/Cred Simples avançam e vão decidir o título do Trintão sáb, 25 de julho de 2026
- Parceria entre Prefeitura e Ilumina Araguari transforma sistema de iluminação pública do município sáb, 25 de julho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 25 DE JULHO sáb, 25 de julho de 2026
- Corrida de Revezamento para Romaria movimenta rodovias da região sáb, 25 de julho de 2026
- Domingo de decisão: Copa Araguari define os finalistas em rodada de grandes jogos sáb, 25 de julho de 2026
> > Veja mais notícias...