Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Ficha Técnica – Conversa ao pé do ouvido

sex, 22 de dezembro de 2017 05:33

Abertura-ficha-tecnica

Verão de 2017. Estavam todos sentados à mesa, feito leões a devorar a carne de gnus em Planeta Selvagem – Volume 2. Eis que ela destoa lentamente, como se pudesse canalizar os destinatários de qualquer mensagem emitida. Em Araguari, moradores a testemunham há uma década. Ninguém fala em Ginásio Poliesportivo. Em Uberlândia, ela mirou o bolso. Vereadores extorquiram o Papai Noel, depois retornam para tirar fotos. Enquanto isso, o futebol padece por suas peripécias. Não há embaraço que se viva mais que aquele movido pela conversa alheia ao pé do ouvido.

Presidente da CBF, Marco Polo Del Nero é suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa *Wanderley Nogueira

Presidente da CBF, Marco Polo Del Nero é suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa
*Wanderley Nogueira

 

Foi dessas conversas que a Confederação Brasileira de Futebol repassou as mensagens que precisava para movimentar mais dinheiro que a história da Tele Sena de Natal. Embora nula de representatividade e identificação, sua galinha dos ovos de ouro é digna de reverência. Caos na reunião de pauta! O retorno da Seleção Brasileira ou a discrepância com a sujeira da sua instituição? Marco Polo Del Nero é suspenso por 90 dias do Conselho de Ética da Fifa, e Gabriel Jesus ganha aumento no Manchester City.

Depois de tantos testemunhos, passei a alimentar uma dura e indigesta constatação. É preciso mobilizar uma corrente contra qualquer sinal desse tipo de diálogo que isola e em seguida reverbera. Quem foi o primeiro a dar apoio às palavras de Jair Bolsonaro? Por que não impediram Ana Paula de disseminar preconceito nas redes sociais? Sob autorização da comissão médica da Confederação Brasileira de Vôlei, Tiffany Abreu é a primeira atleta transexual a atuar em uma partida válida pela elite da modalidade no país. O preconceito carece de pauta. Enquanto isso, suas características figuram em cada entrelinha daquela mesma conversa. Afinal, ninguém traz boas notícias ao pé do ouvido.

Foi por conta dessas conversas que a Dona Eugênia do Monte Moriá foi descobrir apenas esta semana da sujeira de quem comanda o futebol em seu país. Dezembro de 2017, deu no Jornal Nacional. Uma grande surpresa para aquilo que os jornalistas Andrew Jennings – ‘Jogo Sujo: O Mundo Secreto da Fifa’ (2012) e Jamil Chade ‘Política, Propina e Futebol’ (2015) mastigaram para a mídia em suas obras ameaçadas pelo poder do esporte, anos atrás. O problema é que a mensagem desvia de certos destinatários em sua jornada. Não chega ao horário nobre da cadeia nacional, a não ser que um dos envolvidos visite uma. Classe desunida, sempre será vencida.

Quem são os responsáveis pelo silêncio do Ginásio Poliesportivo de Araguari? Quais são os vereadores que não conseguem quitar suas despesas em Uberlândia? Que essas notícias venham entre portais, jornais e revistas, ainda que escancarem o ódio, a intolerância, a sujeira e o preconceito que permeiam diálogos alheios. Faz-se necessário problematizar o romance distópico que vivemos. Se for para ser ao pé do ouvido, que seja doce como o hexa brasileiro em 2018.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: