“Festa do Congado” reúne cantadores, dançadores e tocadores

Da Redação

A “Festa do Congado” é uma das mais expressivas formas de manifestação cultural de Araguari
Divulgação

A “Festa do Congado”, patrimônio imaterial de Araguari, representa uma das mais expressivas manifestações culturais do município. O congado que tem origens no continente africano, é força do sincretismo religioso que mescla cultos católicos e africanos. No último fim de semana, a cidade foi palco de uma grandiosa festa, que contou com a participação dos 15 ternos da cidade e ainda com a visita de 10 ternos de outros municípios, como Uberlândia, Goiandira, Catalão e Pires do Rio. O evento foi ainda marcado por um cortejo que saiu da porta da igreja do Rosário com os santos Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia e seguiu em direção a Igreja Matriz.

Ressalta-se que, entre os dias 29 de setembro e 15 de outubro, foi realizada, na “Igreja do Rosário”, a Festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, com missas, novena, barracas, leilões e apresentações culturais, que precederam o último fim de semana, onde ocorreu a Coroação de Nossa Senhora do Rosário.

Para a missa campal, além da procissão histórica e cheia de simbolismo, a coroação de Nossa Senhora do Rosário contou a participação do prefeito Renato Carvalho (Republicanos) e da vice-prefeita Maria Cecilia, que coroaram a santa e homenagearam os ternos que se apresentaram na celebração. Mais de cinco mil pessoas se reuniram no largo da “Igreja do Rosário” para celebrar a comunhão, a fraternidade e paz, como anunciou o pároco que liderou a missa, padre Márcio Antônio Ruback, do Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Romaria.

“Essa celebração, que ocorre anualmente, é mais do que apenas um encontro festivo, é um tributo às tradições históricas e identidade da comunidade de origem afro-brasileira”, afirmou o prefeito Renato Carvalho.

É bom mencionar que, o evento foi realizado pela Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), em parceria com a Prefeitura de Araguari e a Comunidade da “Igreja do Rosário”, reunindo “cantadores, dançadores e tocadores”, numa mistura de crenças, cores e ritmos.

A “Festa do Congado” é uma das mais expressivas formas de manifestação cultural de Araguari, onde elementos católicos se fundem aos africanos, como forma de valorizar a fé, a religiosidade e a cultura negra.

“Encerramos a festa com sentimento de gratidão. Gratidão por ter dado tudo certo e gratidão por ter conseguido realizar mais um grande evento em nossa cidade. Eu não poderia deixar de agradecer o apoio da Polícia Militar, que ajudou a garantir a segurança do evento, e a Associação Mutirão que, principalmente, nos últimos dois dias de festa, ajudou na organização do itinerário dos congadeiros”, destacou Wederson Prado Machado, vice-presidente da FAEC.

“Essa é uma herança que recebemos dos nossos antepassados. Os tambores e os cantos são a representação da fé, devoção e amor que temos aos santos. Temos orgulho de fazer parte dessa manifestação cultural”, concluiu o presidente da FAEC – Diogo Machado.