Eu sou Bahia, eu sou Brasil!
qua, 11 de fevereiro de 2015 00:00Estudos comprovam que buzinar para o veículo da frente não acelera o trânsito. Ouvir música alta no ônibus não atrai novas amizades, assim como inveja boa não cabe na mesma frase. Apagão, seca e discussão sobre torcida única em estádios chegam primeiro no Nordeste. Por falar nisso, enquanto muitos se preparam para o Carnaval, Renan Calheiros é tetra no Senado. E ainda dizem que o nosso futebol está ultrapassado.
Acompanhando os bastidores do primeiro clássico entre Palmeiras e Corinthians na nova casa alviverde, deparei-me com certa indigestão. Não pelo envolvimento do tribunal em outro espetáculo, mas por não conseguir engolir a falha escancarada do sistema com a violência. Se em São Paulo o Ministério Público temia os conflitos, em Recife (PE) uma campanha desenvolvida pelo Sport treinava as mães dos torcedores para fazer a segurança no duelo ante o Náutico. Das arquibancadas, eles foram surpreendidos com o lema: “Tem coisa que torcedor não faz na frente da mãe. Brigar nos estádios é uma delas”.
É apenas o retrato daquilo que temos a aprender com habitantes de um lugar onde economia de água e energia há muito deixou de ser novidade. Em tempos de operação “Lava Jato” no governo e “Negócios da China” no esporte bretão, o Nordeste resgata a ousadia de um padre do balão.
De fato, criticar o futebol brasileiro se tornou o mais perigoso dos clichês. Sete-a-um é piada pronta. Mesmo com o fracasso daqueles que seriam a esperança da ex-pátria das chuteiras no sul-americano sub-20, todos permanecem calados. Ainda assim, como dizia o poeta Criolo, o que esperar de “um governo que quer acabar com o crack, mas não tem moral para vetar um comercial de cerveja?”
Em fevereiro, a hipocrisia domina as fantasias. Durante diálogo com amigos, debatíamos as mazelas de um país sem perspectivas, quando alguns deles e eu (réu confesso), defendemos a vontade de pular fora. Foi nessa hora que um baiano retrucou: “eu não, eu sou Bahia, eu sou Brasil”, e um silêncio nos invadiu.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Em Minas, R$ 55,4 bilhões de vendas on-line sáb, 16 de maio de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo executa obra de calçamento nos bairros Santo Agostinho e Santa Rita sáb, 16 de maio de 2026
- Pescadores e banhistas ignoram o colete salva-vidas em ponto perigoso sáb, 16 de maio de 2026
- Manutenção da rodovia que liga Cascalho Rico a Santa Luzia da Boa Vista reforça prevenção a acidentes e queimadas sáb, 16 de maio de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 16 DE MAIO sáb, 16 de maio de 2026
- Nova UBSF Santiago vai ampliar acesso à saúde e garantir atendimento mais humanizado à população sáb, 16 de maio de 2026
- DA REDAÇÃO – 16 DE MAIO sáb, 16 de maio de 2026
- Comitiva do Tribunal Eleitoral de Minas Gerais visita Araguari e recebe pedido especial sáb, 16 de maio de 2026
- Período seco chama atenção com as queimadas nas margens das rodovias sáb, 16 de maio de 2026
- Araguari Fut7 recebe o Base na tarde de hoje no Ginásio do Zebrinha sáb, 16 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...


