Escuridão na cidade: iluminação pública continua sendo alvo de queixas dos araguarinos
sex, 26 de abril de 2019 05:15Da Redação
É grande o número de ruas nos bairros Goiás, Gutierrez, Brasília, Maria Eugênia e tantos outros, que estão sem iluminação pública. De acordo com os moradores, nos postes podem ser observadas lâmpadas que estão queimadas há meses, fazendo com que os locais fiquem totalmente escuros. O problema deixa os moradores preocupados, pois, a situação gera insegurança e favorece a prática de crimes.
“Não é possível andar com segurança à noite. No bairro Goiás, por exemplo, são vários os pontos de iluminação que precisam de manutenção. É perigoso para as pessoas que saem de suas casas de madrugada para trabalhar e também para os estudantes, que chegam da aula por volta de meia-noite. Não há segurança nenhuma,” ressaltou uma moradora que preferiu não se identificar.
O assunto também tem sido amplamente discutido pelos vereadores na Câmara Municipal, que tem apresentado vários requerimentos embasados nas denúncias da população. Em edições anteriores, a Gazeta do Triângulo noticiou que o município havia licitado e contratado a empresa que ficará responsável pelo serviço.
Diante disso, a reportagem entrou em contato com o secretário de Obras, Expedito Castro Alves Junior, para saber quando as manutenções irão começar na cidade. Em entrevista, ele ressaltou que as assinaturas dos contratos com as empresas que ficarão responsáveis pela execução dos serviços, estão previstas para acontecer até a próxima segunda-feira, 29.
“Após o pregão realizado no dia 10, uma empresa entrou com recursos pedindo esclarecimentos sobre o processo licitatório. Diante disso, nós respondemos e os problemas foram sanados. A partir disso, o departamento de Licitações da prefeitura deverá fazer a assinatura dos contratos para que possamos começar a fazer a troca de lâmpadas.”
A empresa Radiante Engenharia da cidade de Goiânia, foi vencedora do pregão e será responsável pela reposição de lâmpadas, cabos condutores, luminárias, conexões elétricas, além dos pontos de manutenção, incluindo a destinação final ambientalmente sustentável aos materiais retirados e que são descartáveis. O serviço atenderá tanto o perímetro urbano quanto os povoados e distritos. Para isso, a empresa Elétrica Luz irá fornecer os materiais utilizados na manutenção e troca das lâmpadas.
A expectativa do secretário é de que através da economia nos contratos, seja possível investir na aquisição de novas lâmpadas de Led. “A cidade está crescendo e cabe ao município oferecer à população qualidade de vida. Com estas mudanças, poderemos trazer melhorias para todos os bairros do município.”
A manutenção da iluminação pública é municipalizada em Araguari desde janeiro 2015. Até o final do ano passado, as trocas de lâmpadas e melhorias na rede ficaram sob responsabilidade da Construtora Remo, vendedora da licitação feita sob caráter emergencial, no valor de 4,2 milhões de reais. Em dezembro de 2016, um aditivo no contrato prorrogou a prestação do serviço por mais um ano, pelo mesmo valor.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Coluna: Furando a Bolha (03/10) qui, 3 de outubro de 2024
- Coluna: Da Redação (02/10) qua, 2 de outubro de 2024
- Legislativo promove primeira sessão ordinária do mês: resumo das discussões qua, 2 de outubro de 2024
- Eleições Municipais: proibição de prisões para eleitores começou ontem qua, 2 de outubro de 2024
- Fúria nos Trilhos da Emancipação: a história de Araguari nas mãos de Carlos Bedrossian qua, 2 de outubro de 2024
- Eleição municipal conta com esquema especial da Polícia Militar qua, 2 de outubro de 2024
- Tempo seco faz com que queimadas sejam constantes em Araguari qua, 2 de outubro de 2024
- Rodovias federais da região recebem atenção especial no domingo de eleições qua, 2 de outubro de 2024
- A competição apresentou grandes jogos e um nível altíssimo de futebol ter, 1 de outubro de 2024
- Evangelho Pleno e Elshadday A vencem seus duelos e vão disputar o título ter, 1 de outubro de 2024
> > Veja mais notícias...