Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Em Resumo – Chegou

ter, 24 de março de 2020 05:38

Abertura-em-resumo

CHEGOU

Começo a semana extremamente preocupado com a chegada do Covid-19 em nossa região. Apesar de todas as recomendações dos governos municipal, estadual e federal, algumas empresas continuam desrespeitando essas normas e colocando em risco toda a população que está guardando quarentena nessa época de pandemia.

DESERTO

O que vemos, pelo menos no centro da cidade, é que há empresas solidárias ao momento de crise e mantém suas portas fechadas, desde ontem.

CUIDADOS

Nunca é demais reforçar os cuidados que devem ser tomados para evitar essa pandemia. Ficar em casa é o melhor remédio e se precisar sair para comprar algo necessário, manter distância do próximo e as mãos limpas, lavando com água e sabão e usando álcool em gel.

SEM LUZ

O Ministério Público Estadual emitiu uma recomendação a Cemig – Centrais Elétricas de Minas Gerais, suspendendo, imediata e preventivamente, enquanto perdurar a pandemia, as ordens de serviço de cortes no fornecimento de energia elétrica dos usuários, independente do motivo, objetivando a proteção da vida, saúde e segurança da população mineira, dos riscos de contágio da doença. Parabéns a Dra. Cristina Fagundes, promotora de Justiça por mais essa iniciativa.

PAROU

O Estacionamento Rotativo de Araguari vai parar enquanto o comércio local estiver de portas fechadas, ou seja, enquanto perdurar o ‘toque de recolher’ nas lojas do centro da cidade. Mais uma boa ação em tempos de crise.

VAI MUDAR?

O Congresso Nacional recebeu uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que muda a data das eleições municipais deste ano por causa da pandemia de coronavírus. O pleito previsto para outubro (em dois turnos, dias 4 e 25), seria transferido para 13 de dezembro, em turno único. A PEC é do deputado federal Paulo Guedes (PT-MG) e foi protocolada ontem na Câmara.

JUSTIFICATIVA

O parlamentar mineiro justifica a proposta devido ao estado de calamidade decretado pelo governo federal com uma série de medidas para contenção da doença, além do fechamento de estabelecimentos comerciais e cancelamento de eventos.

CONSCIENTIZAÇÃO

Paulo Guedes entende que, se for mantido o atual calendário eleitoral, a campanha teria que ser iniciada em julho, com cerca de 30 mil candidatos a prefeito e vice-prefeito e quase 500 mil candidatos a vereador nos 5.570 municípios brasileiros (considerando os números das eleições de 2016). Desta forma, com o trabalho dos cabos eleitorais, seria mobilizado um exército de mais de dois milhões de pessoas, “distribuindo materiais de divulgação, fazendo contatos e reuniões, cada atividade em per si pode ser minúscula, mas a resultante será inevitavelmente gigantesca. E tudo isso de maio a setembro, o período mais frio do ano, momento mais fértil para a multiplicação do vírus.”

ESPERANÇA

Uma paciente de 61 anos que estava infectada pelo coronavírus recebeu alta neste domingo, 22, em Rio Verde, a 233 quilômetros da capital goiana. A idosa ficou cerca de 10 dias em quarentena domiciliar. De acordo com informações da secretária de Saúde de Rio Verde, a mulher não evoluiu para quadro grave e nem apresentou complicações ao longo do tratamento. A cidade de Rio Verde tem outras quatro pessoas contaminadas pelo coronavírus. A paciente é o primeiro caso de uma pessoa infectada a ser curada em Goiás. Ela e outras duas mulheres foram os primeiros três casos confirmados de covi-19 (coronavirus) no Estado. A mulher esteve recentemente em viagem na Espanha e teve contato com 28 pessoas. Posteriormente todos que estiveram próximos a ela passaram por testes, que deram resultado negativo.

FINALIZANDO

Que Deus nos abençoe…

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: