Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

CREAS Mulher: órgão recebe veículo para auxiliar no combate à violência contra a mulher

sex, 15 de março de 2024 08:04

Da Redação

O veículo será usado para visitar as vítimas de violência e apoiar atividades do órgão
Divulgação

Há dois anos, a Prefeitura de Araguari criou o Centro de Apoio Municipal a Mulher Vítima de Violência Doméstica – CAMM-VD (CREAS Mulher). O projeto tem como objetivo assegurar a proteção da mulher e defender os direitos que não foram cumpridos e conta com uma equipe multidisciplinar, composta pelos seguintes profissionais: coordenador, assistente social, psicólogo, advogado, pedagogo e auxiliar administrativo.

Dentre as atribuições do CREAS Mulher, estão: propor medidas individuais e coletivas para prevenção à violência doméstica contra mulheres em virtude de sua condição sexual biológica; determinar convênios e incentivar a rede

de prevenção e combate à violência doméstica; encaminhar a vítima da violência para atendimentos em outros órgãos; manter estatísticas sobre violência doméstica contra a mulher e identificar bairros com maior índice; prestar ajuda à Vara Criminal e Promotoria Criminal que atuem na área da violência doméstica; ministrar palestras para prevenção à violência doméstica; manter contato com a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica e à Delegacia Especializada de Proteção à Mulher para assegurar os direitos da vítima; estimular o funcionamento da Rede Municipal de Prevenção e Combate à Violência Doméstica; acompanhar as vítimas com Medida Protetiva Judicial deferida; fazer busca ativa de possíveis vítimas de violência, podendo contar com o serviço de técnicos jurídicos ou técnicos sociais, de nível médio, para realizarem o levantamento prévio; fazer a mediação ou a conciliação, quando for cabível; encaminhar o agressor para eventual atendimento, no caso de identificar que existe problema de alcoolemia, drogadito ou mental.

No dia 13, a prefeitura, através da Secretaria do Trabalho, Ação Social, Juventude e Combate à Fome recebeu um carro seminovo, que será usado para visitar as vítimas de violência e apoiar atividades do órgão criado pela atual administração, após Termo de Cooperação Técnica com a Promotoria. O veículo é fruto de um acordo penal, feito por réu com a 1ª Promotoria de Araguari e homologado pela 2ª Vara Criminal.

“O carro vem para colaborar com as demandas do CREAS. Em dois anos, tivemos mais de 500 atendimentos nesse

sentido. O veículo trabalha de acordo com o horário de trabalho da mulher, pois as vítimas veem a necessidade de trabalhar, quando saem de um relacionamento abusivo. Nós atendemos das 6h30 até as 21h”, disse Paulo Apóstolo, secretário do Trabalho, Ação Social, Juventude e Combate à Fome.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: