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Concessionária responsável pela BR-050 contrata empréstimo com a Caixa para melhorias na rodovia

sáb, 21 de junho de 2014 00:39
Foto: Arquivo

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DA REDAÇÃO – Responsável pela BR-050, a Concessionária de Rodovias Minas Gerais Goiás S.A. – MGO Rodovias e a Superintendência Regional da CAIXA (MG) assinaram na última segunda-feira, 16, o empréstimo-ponte de R$ 190 milhões. O volumoso recurso será aplicado na execução das obras de ampliação e melhorias na BR-050, implantação de tecnologia rodoviária, instalações e equipamentos operacionais.

O financiamento da Caixa, somado aos R$ 95,8 milhões do contrato de empréstimo-ponte firmado com o BNDES em 24 de maio, representa um total de R$ 285,8 milhões. Esses financiamentos têm como objetivo agilizar os investimentos enquanto o empréstimo de longo prazo é analisado e estruturado pelos bancos.

A liberação dos dois empréstimos acontecerá após a apresentação pela concessionária da documentação prevista nos contratos e da garantia de fiança bancária.

A MGO Rodovias assinou contrato de concessão de 30 anos com a ANTT – Agência Nacional de Transportes e assumiu no início do ano a responsabilidade pela administração, recuperação, conservação, manutenção, ampliação e operação da BR-050 (GO/MG), num trecho de 436,6 quilômetros.  Essa extensão começa no entroncamento com a BR-040, em Cristalina (GO) e se estende até a divisa de Minas Gerais com São Paulo, no município de Delta. Abrange nove municípios, sendo cinco em Goiás (Cristalina, Ipameri, Campo Alegre de Goiás, Catalão e Cumari) e quatro em Minas Gerais (Araguari, Uberlândia, Uberaba e Delta).

Em 30 anos de concessão, a MGO Rodovias deve investir R$ 3 bilhões na BR-050. Desse total, R$ 2,38 bilhões destinam-se a intervenções estruturais no pavimento e melhorias funcionais e operacionais e R$ 650 milhões especificamente para duplicações. Nos cinco primeiros anos serão R$ 1,36 bilhões em investimentos e, ainda neste ano, a concessionária investirá R$ 370 milhões.

Simultaneamente à duplicação, a MGO Rodovias implantará 30 interseções (dentre elas um trevo e cinco retornos operacionais); sete passarelas e oito melhorias em acessos.  A concessionária estima que serão gerados 2 mil empregos temporários indiretos durante a execução das obras e para a operação da rodovia terá  um quadro permanente de 900 funcionários.

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