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Concessionária inicia obras de reforma e construção de postos de pesagem

sáb, 30 de maio de 2015 06:42

 Da Redação

A expectativa da MGO Rodovias é iniciar as operações das balanças até o final de 2015

Pelo menos metade dos Postos de Pesagem de Veículos (PPVs) nas rodovias federais que cortam o estado de Minas Gerais teve seu funcionamento interrompido devido ao recente processo de transferência para as concessionárias que assumiram as vias em concessão.

Reforma e ampliação de postos de pesagem estão entre as melhorias previstas para a BR-050

Reforma e ampliação de postos de pesagem estão entre as melhorias previstas para a BR-050

 

De acordo com a MGO Rodovias, as balanças foram desativadas em junho de 2014 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que na época, era o responsável pelas rodovias próximas à Araguari.

Segundo o coordenador de projetos da MGO, Tiago Xavier Carvalho há uma semana os postos que ficam situados no km 84,9 – sentido Uberlândia/Uberaba e km 161,8 – sentido Uberaba/Uberlândia, começaram a receber a intervenção da empresa. Conforme apurou a reportagem, trafegam diariamente por esse trecho mais de 16 mil veículos, sendo que 60% desse total transportam cargas pesadas e mercadorias. Os referidos postos são os que mais detém multas no Estado.

Ainda na BR-050 outras duas balanças de pesagem serão construídas. Uma deles ficará no km 127,6, sentido Ipameri/Catalão e a outra estará no km 136,5, sentido Catalão/Ipameri. A expectativa da Concessionária é iniciar a operação até o final deste ano, visando dar continuidade no mesmo modo de operação.

“O caminhoneiro passará pela balança, e se estiver dentro do permitido seguirá viagem, caso seja verificada uma carga acima do peso, o caminhão ficará sujeito às punições impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”, afirmou Tiago Carvalho.

É importante ressaltar que, a carga máxima permitida para o transporte nas estradas depende do modelo, do tamanho e da potência dos veículos, de acordo com a Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 10 de setembro de 2004. O peso máximo autorizado é calculado sobre a quantidade de eixos do caminhão. Os modelos mais modernos e potentes podem carregar no máximo 17 toneladas por eixo, apesar da capacidade de levar quase o dobro.

Policiamento e multas

No intervalo em que a fiscalização nos postos de pesagem de veículos permaneceu interrompida, houve uma redução no número de autuações por excesso de peso, porém, puderam ser observados os casos de imprudência uma vez que, a fiscalização ficou por conta apenas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que se esforça para conter a circulação de caminhões em situação irregular. “O excesso de peso dos caminhões potencializa o risco de acidentes, porque os veículos transportam mais do que podem e isso reduz a vida útil do asfalto”, disse Rubens Prado Xavier, inspetor da PRF, órgão que faz este trabalho.

As discussões sobre os prejuízos causados às rodovias pela sobrecarga dos veículos são antigas. Para motoristas, o uso inadequado das estradas faz com que elas se deteriorem rapidamente, resultando em trincas e buracos que podem causar acidentes e outras situações de risco. “Assim que a balança da BR-050 seja liberada, pois o que acaba com as nossas rodovias é excesso de peso e veículos em situação irregular, o que inviabiliza todo o processo das transportadoras sérias, que seguem a lei”, afirmou Mauro Antônio Resende, empresário e responsável por uma transportadora.

Concessão de rodovias

A concessionária MGO Rodovias assinou contrato de concessão de 30 anos com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em 5 de dezembro de 2013 e, a partir de janeiro, assumiu a responsabilidade pela administração, recuperação e conservação da BR-050 (GO/MG), no trecho de 436,6 quilômetros que começa no entroncamento com a BR-040, em Cristalina (GO), e se estende até a divisa de Minas Gerais com São Paulo, no munícipio de Delta.

Atualmente, o trecho sob concessão tem 218,5 quilômetros de pista simples; 218,1 quilômetros de pista dupla com canteiro central; e 22,8 quilômetros de vias marginais, sendo 1,3 quilômetro não pavimentado. Em sua extensão, abrange nove municípios, sendo cinco em Goiás (Cristalina, Ipameri, Campo Alegre de Goiás, Catalão e Cumari) e quatro em Minas Gerais (Araguari, Uberlândia, Uberaba e Delta).  Em 30 anos de concessão, a MGO Rodovias vai investir R$ 3,03 bilhões na BR-050. Desse total, R$ 2,38 bilhões destinam-se a intervenções estruturais no pavimento e melhorias funcionais e operacionais e R$ 650 milhões especificamente para duplicações.

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