Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Colheita de café na região do cerrado está abaixo da expectativa

qui, 3 de setembro de 2015 08:14

Da Redação

Falta de chuva nos meses de janeiro e fevereiro diminuiu a granação do café no município

A colheita de café na região do Cerrado é a segunda maior do estado de Minas Gerais, porém, devido à falta de chuvas, a produtividade de safras de diversas regiões sofreu prejuízos. Apesar da colheita geralmente terminar no início de agosto, em alguns locais, apenas 70% do café cultivado foi colhido.

Ano passado a região araguarina produziu 800 mil sacas de café e esse ano foram 400

Ano passado a região araguarina produziu 800 mil sacas de café e esse ano foram 400

Devido à irregularidade das chuvas, em algumas cidades, como Patrocínio, houve atraso de mais de 40 dias na colheita das safras. As chuvas dos meses de novembro e dezembro auxiliaram o processo de afloração do café, porém, a falta de chuva e excesso de calor ocasionou a queda de muitos grãos.

De acordo com Cláudio Morales Garcia, presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari, devido ao clima seco, a colheita é adiantada no município e mais de 90% do café foi colhido. “A falta de chuva nos primeiros meses do ano ocasionou problemas na granação do café, deixando os grãos miúdos”. A diminuição da granação altera o valor das sacas. “Isso é ruim para o produtor, pois é necessário mais café para preencher uma saca. Se, geralmente, é necessário 480 litros, esse ano será preciso 600 litros. Ainda não sabemos se haverá aumento no preço”.

Cláudio Morales comenta que a queda de safra tem ocorrido em todo o Brasil. As colheitas estão até 30% abaixo da expectativa para esse ano. “Em 2014, o cerrado mineiro, que possui 55 municípios, produziu cerca de 6 milhões de sacas de café. A expectativa para esse ano era de aproximadamente 5 milhões, porém, a safra deve ficar em torno de 4,3 milhões”. A região araguarina inclui as cidades de Indianópolis, Cascalho Rico e Uberlândia. “Ano passado a região produziu 800 mil sacas de café e esse ano foram 400, em 19 mil hectares. Agora, esperamos a chuva para a nova afloração”.

A situação impactou o mercado, deixando o preço do café em alta. Segundo Carlos Antônio Vieira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguari, a queda na colheita afeta o comércio araguarino. “O município possui um perfil agropecuário e o comércio sente quando há variáveis na agricultura. Estamos passando por uma crise mundial, que se agrava ainda mais com a questão hídrica, aumentando o preço do café e também de outros produtos. Esperamos que a chuva venha logo para auxiliar nas produções”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: