Sábado, 05 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Bombeiros atendem ocorrências de queimadas em lotes durante feriado

sáb, 22 de junho de 2019 05:39

por Laura Alvarenga

No feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 20, a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Araguari, atendeu a diversas chamadas de incêndio em alguns pontos da cidade. Com início às 10 horas, os bombeiros atenderam cerca de cinco ocorrências que duraram até as 23 horas.

Feriado é movimentado por chamadas de incêndios

Feriado é movimentado por chamadas de incêndios

Uma das guarnições em serviço na última quinta-feira, atendeu a duas chamadas no bairro Interlagos, uma no Sibipiruna, uma no Bosque e uma no Independência, todas em decorrência de incêndio em lotes vagos. A causa das queimadas foi devido à tentativa da comunidade local ou do proprietário do lote em fazer a limpeza do local ateando fogo na vegetação.

Apesar de serem queimadas de pequeno porte, o cabo Wandel Oliveira Rosa, alerta sobre os perigos em tomar esse tipo de iniciativa, uma vez que o fogo pode tomar proporções extremamente perigosas e colocar várias vidas em riso. O cabo Wandel também lembrou que “isso é crime. Se a polícia conseguir identificar o causador do incêndio ele vai ser multado”.

Há alguns dias atrás, em 12 de junho, a equipe de bombeiros lançou o Plano de Ações de Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação. O objetivo é a tentativa de redução no índice de queimadas no município e região, abrangendo tanto o perímetro urbano quanto o rural.

A campanha teve início em 2018 com o intuito de estudar o comportamento humano frente à causa e consequência e, na oportunidade, implementar ações que viessem a diminuir o número de incêndios. Segundo o capitão Fabrício Silva Araújo, o foco da companhia em executar o plano de ações no presente momento se deve ao período de estiagem – abril a outubro – época em que há maior probabilidade de queimadas.

Dos incêndios que são notificados atualmente, aproximadamente 99,1% são causados pelo homem, especialmente através da queima de lixo, pontas de cigarro acesas, atos de vandalismo, queima de fogos de artifício, brincadeiras de crianças, queimadas no setor agrícola, entre outras. Os 0,9% restantes são devidos a causas naturais, provenientes de descargas elétricas de raios, por exemplo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: