Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Bomba: o XV de Novembro de Uberlândia está de voltando

sáb, 27 de outubro de 2018 05:49

Por Camargo Neto

Depois que o Alan Quirino, fervoroso torcedor do Uberlândia Esporte, mas desportista que concorda comigo que a cidade de Uberlândia sempre precisou de um adversário para o Periquito, soltou o balão de ensaio, resolvi ir atrás.

Jornalista profissional precisa de fontes para ter notícias. É o que sempre fiz e faço. Por isto posso confirmar que o XV de Novembro está voltando. E voltando com franca possibilidade de se estruturar em médio prazo e ser novamente o adversário do Uberlândia Esporte.

Tenho muito mais informações, mas vou tomar o cuidado de ir à fonte das fontes, a qual tenho conhecimento. Em breve, darei mais detalhes aqui. O XV de Novembro, modéstia parte, veio ao futebol profissional na década de 80 como consequência do meu trabalho, iniciado em fevereiro de 1978 na Rádio Educadora, ao lado do saudoso Cleudair Nery, do Juan Drummond e mais alguns colegas (Paulo Martins começou conosco), e em junho do mesmo ano na TV Paranaíba, que colocamos no ar e começamos com a cobertura pela TV Bandeirantes, da qual a Paranaíba era associada, na Copa do Mundo da Argentina.

Sob a direção do saudoso Valdir Bonas, Cleudair, Juan e eu revezávamos como narradores de bye, ou seja, suplentes para entrar quando o som, via Embratel, caia e fazíamos programas ao vivo, inclusive pré-jogo, como depois a ESPN/Brasil passou a fazer e outras a seguiram.

Como eu já conhecia a cidade de Uberlândia, porque a minha esposa é nascida aqui, cheguei com a bandeira da absoluta necessidade de mais um time de futebol profissional na cidade, não como segundo, mas como concorrente do Uberlândia. O XV de Novembro veio com Renato Alves Pereira, José de Paulo Carvalho, José Eustáquio Dourado, Fernandinho Freitas e outros homens da Universidade Federal de Uberlândia e isto levou o Uberlândia a fazer times melhores, se negando a jogar amistosos com o XV, até que o alvianil subiu e disputou o campeonato mineiro de 1985, ganhando o primeiro jogo e empatando o segundo. Está invicto diante do Uberlândia. Assim o Uberlândia, sem planejamento, embalou e conquistou a Copa CBF, primeira e única, em 1984, equivalente ao atual Brasileiro da Série B.

Agora o XV está retornando e espero que volte a ser um forte adversário do Uberlândia Esporte, que precisa deste estímulo para voltar a crescer e se afirmar, porque tem mais tradição, camisa, patrimônio e torcida.

Posso adiantar que o XV de Novembro, que era Futebol Clube, agora é Esporte Clube e em seu novo estatuto está registrado que pode usar o nome de Uber Esporte Clube, coisa ainda do Fernando Pires, que não tem mais nada a ver com o alvianil, como não tem Renato Alves Pereira e seus companheiros da UFU.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: