Terça-feira, 19 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Bastidores do Esporte – AS PIONEIRAS DO FUTEBOL FEMININO

sáb, 8 de junho de 2019 05:37

Abertura-bastidores-606x124

“E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência”. Jó 28:2

ARAGUARI SERÁ DESTAQUE NO FANTÁSTICO NESTE DOMINGO COM AS PIONEIRAS DO FUTEBOL FEMININO

Mais um gol de placa marca o Araguari Atlético Clube nessa arrancada rumo ao Campeonato Mineiro de Profissionais com a iniciativa da Rede Globo de Televisão em fazer matéria especial com as pioneiras do futebol feminino brasileiro, em Araguari, para o programa Fantástico daquela emissora.

Bela forma de reconhecimento e gratidão pelo legado deixado pelas araguarinas, conhecidas como “as meninas pioneiras do futebol feminino brasileiro”, que desde os idos de 1958, encantaram o país com elegância, técnica, bom futebol e glamour nos gramados dos estádios, inicialmente em Araguari e, posteriormente, em Belo Horizonte, Goiânia, Salvador e tantas outras praças desportivas.

O tradicional Fantástico da Rede Globo inseriu em sua programação para esse domingo, 9 de junho, matéria especial sobre essas jogadoras que fizeram a história do futebol feminino.

Essa homenagem ao então time de Araguari faz parte da programação que enaltecerá e marcará a semana de abertura da 8ª Copa do Mundo de Futebol Feminino, que acontece na França, com a participação de 25 seleções.

A seleção feminina do Brasil foi campeã da Copa América em 2018 e possui em seu elenco a jogadora Marta, a maior artilheira da história dos mundiais femininos e escolhida seis vezes como a melhor do mundo, e Formiga, jogadora que participou de todas as copas até o momento.

Para realizar essa matéria especial a Rede Globo enviou para Araguari uma das mais consagradas profissionais do jornalismo brasileiro, Renata Capucci, apresentadora de telejornais e repórter, que passou a manhã de sexta-feira no Estádio Vasconcelos Montes, com toda a equipe do Fantástico entrevistando e produzindo material com as meninas do futebol, que compareceram em massa para as gravações.

Capitaneadas pela araguarina Tetê, filha do saudoso Ney Montes, dentre elas, estavam presentes Darci, Zalfa, Maria de Fátima, Nádima, Maria Aparecida, Nilza, Ormezinda, Eloísa, Aydê e Sirlene que veio, especialmente, de Goiânia, para compor o time do Araguari Atlético Clube.

Na ocasião, a jornalista Renata Capucci recebeu dois livros autografados de autoria do escritor Edmar César, também radialista, capitão do Exército, presidente da Academia de Letras e Artes de Araguari.

.

.

 

.

.

 

NOVIDADE NA DECISÃO

Onésio Vieira Pacheco Filho é o encarregado de apitar o primeiro jogo da grande Final da Copa Araguari 2019, entre América e Atlético Mineiro, neste dia 8, às 9h, no estádio do Fluminense FC.

O ótimo árbitro tem 32 anos. É natural de Araguari, mas reside na vizinha cidade de Catalão há 12 anos.

Iniciou a carreira em 2016 na Segunda Divisão de Catalão. Em 2018, em Goiânia, realizou um curso ministrado pela Safego (Sindicato dos Árbitros do Estado de Goiás) em parceria com a EGAF (Escola Goiana de Arbitragem de Futebol) e a FGF (Federação Goiana de Futebol). Logo após, no início de 2019, adentrou para o quadro de árbitros da FGF.

Na Copa Araguari deste ano, Onésio trabalhou nestas partidas: Santa Helena 0 x 1 América (dois cartões amarelos); Novo Horizonte 8 x 0 Paraíso (dois cartões amarelos); Botafogo 2 x 2 Fluminense (13 cartões amarelos); Independente 3 x 3 América (oito cartões amarelos).

.

.

 

CURIOSIDADES DA COPA AMÉRICA

Faltam 7 dias para o início da competição, no Brasil.

As maiores goleadas da competição foram argentinas. Em 1942, a Argentina goleou o Equador por 12 a 0 e, em 1975, a Venezuela por 11 a 0. A terceira maior goleada foi brasileira. O Brasil, em 1949, goleou a Bolívia por 10 a 1.

BOLA CHEIA

Para os ótimos jogadores Mãozinha, do Atlético, e Xandinho, do América, que desequilibraram nas Semifinais da Copa Araguari e prometem um belo duelo nas partidas da inédita final de 2019.

BOLA MURCHA

Para o jogador Neymar, que virou assunto policial no mundo, após suposto crime, não jogará a Copa América e não ganhou um título expressivo na temporada.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: