Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Bastidores do Esporte

sex, 6 de setembro de 2019 05:16

Abertura-bastidores-606x124

“De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim”. Tiago 3:10

DESTAQUE DA SEMANA

O primeiro jogo oficial do Araguari Atlético Clube pelo Campeonato Mineiro de Profissionais em seu estádio, depois de oito anos, teve pontos importantes a serem observados, como a presença do torcedor, que levou seu incentivo ao time mesmo diante de todas as barreiras enfrentadas. É incentivando e não criticando de forma derrotista que podemos almejar dias melhores para o glorioso Galo da Comarca.

Nas arquibancadas do Vasconcelão, a Torcida FORÇA JOVEM GALO fez a diferença, apoiando o time do começo ao fim, numa iniciativa de um grupo de abnegados apaixonados pelo futebol de Araguari. Pessoas valentes que demonstraram força quando colocaram foco em seu objetivo. Parabéns, Torcida FORÇA JOVEM GALO. Merece os nossos aplausos.

.

.

 

.

.

 

MESTRE DOS MICROFONES

Esteve em Araguari no dia 1º, por ocasião do jogo do Mamoré contra o Galo da Comarca, um dos mais importantes narradores esportivos do Estado, o consagrado Adamar Gomes de Sousa, que nos contou um pouco de sua rica história empunhando os microfones.

Natural de Patos de Minas, desde criança foi um apaixonado pelo rádio. Ouvia a Rádio Clube – na época, a única emissora da cidade, com a sua fabulosa equipe e seus programas de estúdio e auditório. Chegou a participar de um deles, o “Só para crianças”, apresentado pelo Patrício Filho, num pequeno auditório na rua Major Gote, antes da transferência da Emissora para a avenida Getúlio Vargas. Dedilhou sua sanfona, mostrando o que havia aprendido de música com o professor Zico Campos.

Nas brincadeiras de infância, bancava o apresentador de programas de auditório, no alpendre de sua casa. Começou também a carreira de narrador (de mentirinha), transmitindo jogos de futebol de mesa (jogo de botão), de torneios que organizava com a garotada da vizinhança. Sem contar as narrações imaginárias durante o banho, tendo que ouvir o esbravejar da dona Maria do lado de fora para conter o gasto com a água.

Chegou à Rádio Clube aos 18 anos de idade, graças a uma solicitação do seu pai, Adão, ao Patrício. Como não havia vaga de locutor, começou como “Office-boy”, quer dizer, o “faz de tudo”. Aos poucos, passou a funções mais específicas, como operador, programador e “garimpador” de notícias para o programa esportivo, que depois seriam redigidas e apresentadas por Paschoal Borges.

Somente dois anos depois, em 1968, foi registrado como funcionário da emissora, passando a redigir e apresentar o “Bola na Rede”.

Até 1981, atuou como redator, âncora e narrador esportivo e apresentador de programas musicais. Depois, acumulou a função de gerente da Rádio Clube. Em 1990, assumiu a direção da FM Liberdade, da qual é coproprietário. Em 2008, criou o site AG Esporte, com ênfase para os fatos esportivos de Patos de Minas e região. Em 2010, com ajuda dos companheiros, lançou o livro “Rádio Clube: 70 anos e suas histórias”, num pleito de gratidão à empresa que o acolheu e lhe deu todas as oportunidades possíveis para que pudesse chegar agora em 2019, a 51 anos de carreira.

Adamar sempre procurou a linha da responsabilidade com a informação, sem apelar para sensacionalismos. “A responsabilidade do comunicador é muito grande. Com microfone não se brinca”, frisou o laureado locutor.

O profissional Adamar Gomes segue firme no rádio. Chega bem cedo para preparar o Bola na Rede, além de cuidar da sua apresentação às 11 horas, de segunda-feira a sábado e gerenciar duas emissoras. E, nos finais de semana, ou até no meio da semana, é o narrador da emissora para todos os jogos, sejam eles de Copa do Brasil, Série D, Campeonato Mineiro em suas divisões e até mesmo confrontos amadores.

Para ele, todo jogo é importante. É o que mais gosta de fazer no rádio, sempre na Rádio Clube de Patos, hoje Rádio Clube 98, em 98,3 MHz.

Nas suas viagens, por conta do futebol, gosta de fazer amizade e conservar aquelas que conquistou. É outro fator positivo que a função de narrador esportivo propicia. Ele sempre diz: “nada como um bom relacionamento com a família e com os amigos”.

São filhos de Adamar Gomes: Marcelo Gomes Ribeiro, jornalista, narrador esportivo em São Paulo; Marco Túlio, professor da UFMG, em Belo-Horizonte; Renata, Terapeuta Ocupacional, professora; Gabriel, estudante. É casado com Maria Júlia.

É de uma família de oito irmãos, em que a marca da união é muito forte, o que lhe dá força a seguir a sua caminhada.

Nossos aplausos, Adamar Gomes!

.

.

 

PERSONAGEM

Antônio Filho, homem simples, batalhador e idealista. Estamos falando do Pantera Cor de Rosa, que antes era somente Pantera, atleta que desenvolve projetos esportivos com crianças carentes da cidade. Representou Araguari na tradicional Corrida de São Silvestre, em 2018, na capital paulista.

Recentemente, contribuiu com sua experiência na Corrida Araguari para Todos. Pantera Cor de Rosa marcou presença também no Circuito Unimed, ficando em terceiro lugar na categoria 41 a 50 anos.

Nosso baluarte do esporte araguarino ressalta a importante parceria com a empresária Kátia (Casa Verde), há mais de dez anos, sendo uma grande incentivadora em sua carreira.

.

.

 

CRAQUE MARCANTE

O falecimento do jogador Jeferson “Doka” causou comoção em Araguari, pois era um atleta atuante no futebol amador e demais competições que aconteciam na cidade, como no Arena Club. Atualmente fazia um ótimo campeonato pelo América, com quatro gols marcados. E brilhou também na Copa Araguari, anotando o último gol do torneio, na decisão diante do Atlético.

Fica o legado deste exemplar jogador, que, além das jogadas diferenciadas e de muita raça, ganhou a admiração de muitos. Deus console cada coração nesse momento!

.

.

 

.

.

 

.

.

 

 

BOLA CHEIA

Para a garotada do técnico André Werneck e do empresário Galô Fernandes, que está fazendo bonito na Copa Regional Sub-20 e também colaborando de forma importante com a equipe profissional do Araguari.

BOLA MURCHA

Para alguns dirigentes do Campeonato Interbairros, que conhecem o regulamento da competição e ainda insistem com atletas irregulares, prejudicando o bom andamento da disputa.

1 Comentário

  1. Caio Tibúrcio disse:

    Adamar Gomes !!!

Deixe seu comentário: