Araguari pode ser contemplada no programa de revitalização de Distritos Industriais
qua, 25 de maio de 2016 08:50Da Redação
Representantes dos órgãos estaduais responsáveis pelo programa ouviram demandas de empresários
A Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, promoveu, nessa terça-feira, 24, uma reunião para discutir o processo de revitalização do Distrito Industrial de Araguari.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clésio de Meira, o processo de revitalização do Distrito Industrial do município ainda está em fase de avaliação por parte dos órgãos responsáveis. “Estivemos reunidos com a equipe da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) diversas vezes, na tentativa de garantir esse processo de revitalização para o município de Araguari. Trouxemos equipes técnicas, que realizaram avaliações, mas ainda não há nada concreto sobre a inclusão do município no programa de revitalização dos Distritos Industriais”.
O secretário afirma que o Distrito Industrial de Araguari necessita de melhorias em diversos aspectos. “É preciso que a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realize melhorias no sistema elétrico e extensão de rede, devido à demanda de carga do local e as falhas de manutenção que tem ocorrido. A empresa licitada pela Cemig possui uma base em Uberlândia e atende a toda a região, então, quando ocorre algum problema relacionado à energia elétrica, as empresas ficam bastante tempo sem energia e sofrem muitos prejuízos. Muitas utilizam câmaras frias ou dependem da energia durante 24h”.
Outra questão apontada pelo secretário refere-se aos terrenos que ainda não foram doados por questões burocráticas. “Não conseguimos fazer a doação dos terrenos e os mesmos estão sendo invadidos. As invasões aumentaram bastante desde o final de 2015 e, juridicamente, nada foi feito. Além dos terrenos disponíveis, muitas empresas adquirem a área e não podem construir, pois o processo de regularização das escrituras é moroso e burocrático. Esse fato prejudica o empresariado e muitos desistem”.
A prefeitura tem realizado melhorias no Distrito Industrial, como pavimentação de vias públicas e retirada de invasores dos lotes, além de prestar auxílio às empresas em relação a trâmites burocráticos. “Muitos empresários cobram essas melhorias do poder público municipal, porém, muitas são de responsabilidade da Codemig. A partir de agora, o relacionamento entre a Codemig e o empresariado será mais estreito, o que, sem dúvidas, trará ótimos resultados e benefícios às empresas locais. Precisamos trabalhar juntos, buscando o desenvolvimento econômico do município”.
O evento contou com a presença de empresários do Distrito Industrial, além de representantes de entidades de classe e do poder público. “Essa foi a primeira vez em que realizamos uma audiência pública com todas as partes presentes, desde os responsáveis pelo programa de revitalização, como a Codemig, Fiemg, IEL e Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Minas Gerais, até os empresários, entidades de classe e poder público, que puderam expor as demandas do Distrito Industrial”.
O superintendente de Desenvolvimento Industrial do IEL/Fiemg, Adair Evangelista Marques, realizou uma exposição sobre o programa de revitalização dos Distritos Industriais e analisou as demandas dos empresários. “A Codemig possui 53 distritos em Minas Gerais e, dentro da metodologia que adotamos, selecionamos 13 distritos para iniciar o processo. Em sequência, outros também participarão. Existe uma demanda do Distrito Industrial de Araguari para participar desse programa de revitalização e escutamos todas as reivindicações dos empresários. Nesse momento, analisaremos como a Fiemg e a Codemig podem dar maior suporte no trabalho que está sendo realizado no município”.
De acordo com o presidente da FIEMG Regional, Everton Siqueira Guimarães, o município está em 14º lugar para o processo de revitalização. “A Fiemg realizou um levantamento de todos os Distritos Industriais e identificou os problemas de cada um. Em Araguari, existem terrenos disponíveis para empresas, porém, há também a questão das invasões. Além disso, são necessárias também melhorias estruturais e a finalização da obra na rodovia. Primeiramente, vamos montar um projeto referente ao município e solicitar que a revitalização seja feita. Araguari é uma cidade que vem crescendo muito e precisamos lutar pelo desenvolvimento de toda a nossa região”.
A diretora da Codemig, Fernanda Machado, ressalta que nesse primeiro momento será criado um modelo de governança. “O projeto é amplo e complexo. Vamos começar a fazer um modelo sistêmico organizado da sociedade civil, ou seja, das empresas que estão instaladas nos distritos, criar um modelo de governança, para começarmos a fazer o plano de ação desses distritos e quais são as atividades que efetivamente irão receber algum tipo de investimento. Hoje, dentro do programa, existem 13 distritos prioritários, dos quais estaremos entregando os planos diretores até o final desse ano, mas a ideia é que sempre façamos esse processo e que ele seja multiplicado para todos os 53 distritos espalhados para todo o Estado. Estamos aqui em Araguari para fazer um trabalho em conjunto”.
Após a reunião, os representantes dos órgãos responsáveis pelo programa visitaram o Distrito Industrial de Araguari. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clésio de Meira, acrescenta que foram estabelecidas metas aos empresários. “Eles receberam um prazo para formar um núcleo gestor dos empresários localizados especificamente no Distrito Industrial e o município se comprometeu a apoiar o projeto em questões de burocracia ou contrapartida. A Codemig também afirmou que o município fará parte do programa de revitalização após o cumprimento das metas”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Mês da Consciência Negra: prefeitura organiza várias ações para celebrar a luta e cultura negra sex, 8 de novembro de 2024
- Meningite: casos confirmados e ações de prevenção com quimioprofilaxia sex, 8 de novembro de 2024
- Batalhão Mauá: capacitando profissionais e impulsionando a construção de infraestrutura no Brasil sex, 8 de novembro de 2024
- Campanha da PMMG alerta população mineira sobre golpes pela internet sex, 8 de novembro de 2024
- BR-365 passa a ter reajuste nas tarifas das praças de pedágio a partir de 14 de novembro sex, 8 de novembro de 2024
- Araguari segue recebendo grande quantidade de chuva sex, 8 de novembro de 2024
- Melhores do Interbairros 2024 serão premiados hoje pela Liga Araguarina de Futebol qui, 7 de novembro de 2024
- Amanhece e América fizeram um jogão de bola no Peixotão no último domingo qui, 7 de novembro de 2024
- Chuvas melhora as condições dos gramados dos campos usados no amador qui, 7 de novembro de 2024
- Ações de segurança são desenvolvidas pela SETTRANS em blitze educativas qui, 7 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...