Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Ala de regime semiaberto é inaugurada no Presídio de Araguari

sáb, 12 de março de 2016 08:20

Da Redação

Detentos que cumprem pena no regime semiaberto em decorrência de crimes como tráfico de drogas, roubos, furtos, violência doméstica e pensão alimentícia serão abrigados em ala separada. A inauguração do novo espaço, que pode abrigar até 57 homens, foi promovida na manhã desta sexta-feira,11 com a presença de várias autoridades.

Cerimônia de inauguração contou com a presença de várias autoridades

Cerimônia de inauguração contou com a presença de várias autoridades

 

De acordo com o diretor do Presídio, Valdecy de Souza Neves Junior, inicialmente, o local atenderá aproximadamente 30 presos, que deixam a unidade prisional para trabalhar às 6h e retornam entre as 18h e 20h. Todos eles são fiscalizados pela equipe de serviço de inteligência, que realiza visita nos empregos em horários distintos.

Os recursos para construção do albergue foram destinados por meio do Ministério Público Federal em Uberlândia, Ministério Público de Minas Gerais, Pro-Tops Incorporadora e Empreendimentos Imobiliários, Tenco Engenharia e Via Nacionalle Comércio e Indústria de Modas Ltda. Todo o trabalho para viabilizar a ala, cujo recurso gira em torno de R$180 mil, foi articulado pelo promotor de Justiça André Luís Alves de Melo e organizado pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep).

Albergue tem capacidade para 57 homens

Albergue tem capacidade para 57 homens

 

Segundo o promotor André Luís, o benefício vem ao encontro da proposta de fornecer um ambiente propício para que haja a ressocialização. “O intuito do Ministério Público não é de apenas fiscalizar, mas também fornecer o apoio para que o local seja propício para acolher estas pessoas”, destacou o magistrado.

A construção do albergue teve o objetivo de atender os aspectos humanitários bem como proteger os detentos. Conforme informações da assessoria de inteligência da unidade prisional, a convivência entre os presos de todos os regimes poderia causar prejuízos emocionais e físicos àqueles que cumprem o semiaberto. Segundo relatos, muitos são ameaçados a levarem drogas para o presídio de maneira precária e comprometedora à saúde. Por meio do albergue, o número de transtornos relativos a este tipo de comportamento diminuirá.

A cerimônia de inauguração da ala contou com a presença do diretor do Sistema Prisional na 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp); coronel Adanil Firmino, presidente do Consep, José Wilson da Paixão Lisboa; prefeito Raul Belém (PP); presidente da Ordem dos Advogados (OAB) subseção Araguari, Dalto Umberto Rodrigues e Hamilton Tadeu de Lima delegado-geral do 9º Departamento de Polícia Civil de Uberlândia e representante do coronel Adriano César Ribeiro Araújo, comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: