Escuridão na cidade: iluminação pública continua sendo alvo de queixas dos araguarinos
sex, 26 de abril de 2019 05:15Da Redação
É grande o número de ruas nos bairros Goiás, Gutierrez, Brasília, Maria Eugênia e tantos outros, que estão sem iluminação pública. De acordo com os moradores, nos postes podem ser observadas lâmpadas que estão queimadas há meses, fazendo com que os locais fiquem totalmente escuros. O problema deixa os moradores preocupados, pois, a situação gera insegurança e favorece a prática de crimes.

Prefeitura aguarda assinatura de contratos para iniciar a troca de lâmpadas no município
“Não é possível andar com segurança à noite. No bairro Goiás, por exemplo, são vários os pontos de iluminação que precisam de manutenção. É perigoso para as pessoas que saem de suas casas de madrugada para trabalhar e também para os estudantes, que chegam da aula por volta de meia-noite. Não há segurança nenhuma,” ressaltou uma moradora que preferiu não se identificar.
O assunto também tem sido amplamente discutido pelos vereadores na Câmara Municipal, que tem apresentado vários requerimentos embasados nas denúncias da população. Em edições anteriores, a Gazeta do Triângulo noticiou que o município havia licitado e contratado a empresa que ficará responsável pelo serviço.
Diante disso, a reportagem entrou em contato com o secretário de Obras, Expedito Castro Alves Junior, para saber quando as manutenções irão começar na cidade. Em entrevista, ele ressaltou que as assinaturas dos contratos com as empresas que ficarão responsáveis pela execução dos serviços, estão previstas para acontecer até a próxima segunda-feira, 29.
“Após o pregão realizado no dia 10, uma empresa entrou com recursos pedindo esclarecimentos sobre o processo licitatório. Diante disso, nós respondemos e os problemas foram sanados. A partir disso, o departamento de Licitações da prefeitura deverá fazer a assinatura dos contratos para que possamos começar a fazer a troca de lâmpadas.”
A empresa Radiante Engenharia da cidade de Goiânia, foi vencedora do pregão e será responsável pela reposição de lâmpadas, cabos condutores, luminárias, conexões elétricas, além dos pontos de manutenção, incluindo a destinação final ambientalmente sustentável aos materiais retirados e que são descartáveis. O serviço atenderá tanto o perímetro urbano quanto os povoados e distritos. Para isso, a empresa Elétrica Luz irá fornecer os materiais utilizados na manutenção e troca das lâmpadas.
A expectativa do secretário é de que através da economia nos contratos, seja possível investir na aquisição de novas lâmpadas de Led. “A cidade está crescendo e cabe ao município oferecer à população qualidade de vida. Com estas mudanças, poderemos trazer melhorias para todos os bairros do município.”
A manutenção da iluminação pública é municipalizada em Araguari desde janeiro 2015. Até o final do ano passado, as trocas de lâmpadas e melhorias na rede ficaram sob responsabilidade da Construtora Remo, vendedora da licitação feita sob caráter emergencial, no valor de 4,2 milhões de reais. Em dezembro de 2016, um aditivo no contrato prorrogou a prestação do serviço por mais um ano, pelo mesmo valor.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira dom, 21 de junho de 2026
- Aeroporto de MoC terá terminal de cargas sáb, 20 de junho de 2026
- OAB-MG integra mobilização nacional pela Reforma do Judiciário e apresenta propostas da Comissão de Juristas sáb, 20 de junho de 2026
- Estado de Minas Gerais lidera o ranking das infrações relacionadas à Lei Seca, que completou 18 anos sáb, 20 de junho de 2026
- Rodada terá sete jogos, com destaques para Campo Redondo x Millenium e Novo Horizonte x Goiás sáb, 20 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 20 DE JUNHO sáb, 20 de junho de 2026
- Prefeitura promove campanha “Sorriso de Estrelas” com ações de saúde bucal em cinco UBSFs sáb, 20 de junho de 2026
- Evento “Quartel de Portas Abertas” acontece nesta segunda-feira, 22, na sede da 2ª Companhia de Bombeiros em Araguari sáb, 20 de junho de 2026
- Prefeitura de Indianópolis assina ordem de serviço para ampliação do Centro de Controle de Zoonoses sáb, 20 de junho de 2026
- Malocchios MC celebra 10 anos com 4º Motorock Solidário em Araguari sáb, 20 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...