Ministério Público Federal ingressa com ação civil pública contra o município de Araguari
qui, 22 de novembro de 2018 05:54Da Redação | Com Assessoria
Objetivo é fazer com que o aparelho de mamografia seja colocado em funcionamento
O Ministério Público Federal (MPF) em Uberlândia ingressou com uma ação civil pública contra o município de Araguari, solicitando que o aparelho para exames de mamografia seja colocado em funcionamento. Segundo informações do órgão, o mamógrafo foi adquirido em 2011, porém, nunca foi utilizado.
De acordo com informações do MPF, em 2011 o órgão recebeu denúncias de que a prefeitura de Araguari havia adquirido um mamógrafo e caixas de filmes para a realização de exames de mamografia, porém, nunca havia utilizado o equipamento. O órgão também foi informado de que os materiais estavam sendo armazenados de forma imprópria e de que os filmes que seriam utilizados nos exames estavam com a data de validade próxima do vencimento.

Aparelho foi instalado na Policlínica e, segundo MPF, nunca foi utilizado
Ao requerer informações da secretaria de Saúde, o órgão foi informado de que o mamógrafo não estava em funcionamento devido à falta do alvará sanitário da Policlínica “Dr. Oabi Gebrim”, local onde foi instalado. Dessa forma, para que a população não ficasse sem atendimento, a secretaria de Saúde firmou um convênio em 2013 com uma clínica privada.
Em nota, o MPF ressaltou que, ao longo dos anos, o órgão solicitou inúmeras vezes ao município que efetuasse a adequação das instalações do mamógrafo, porém, a prefeitura postergou todas as medidas alegando a falta de recursos financeiros.
Segundo o procurador da República, Cléber Eustáquio Neves, a demora por parte da administração pública é um indício de que não houve intenção de colocar o aparelho em funcionamento. Além disso, o procurador ressaltou que a compra sem dar a devida destinação ao equipamento atenta contra o princípio constitucional da eficiência.
A ação (ACP nº 1009706-32.2018.4.01.3803), com pedido liminar,tramita na 2ª Vara Federal Cível e Criminal de Uberlândia. O Ministério Público, por meio da ação, solicitou que o aparelho seja colocado em funcionamento no prazo máximo de 30 dias e que a prefeitura providencie também a aquisição de um digitalizador, além da contratação de uma equipe técnica responsável pela utilização do aparelho.
Na ação, também consta o pedido para que a Justiça Federal obrigue os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) a repassarem os recursos necessários para a secretaria de Saúde; e a condenação do município por danos morais coletivos do valor aproximado de R$ 500 mil, devido à negligência por parte da administração pública, de não colocar o aparelho em funcionamento nos últimos sete anos.
4 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Obras do Aeroporto de Uberlândia chegam à ALMG seg, 10 de agosto de 2026
- Comunicação mineira ganha destaque com lançamento de prêmio e evento voltado ao audiovisual seg, 10 de agosto de 2026
- O candidato em quem o próprio partido diz não confiar dom, 9 de agosto de 2026
- Minas registra queda do analfabetismo sáb, 8 de agosto de 2026
- Cooperativa recupera R$ 622 milhões do Funrural sex, 7 de agosto de 2026
- 273 municípios podem aderir à universalização do saneamento; saiba quais sex, 7 de agosto de 2026
- Expocachaça reúne 2 mil rótulos em BH qui, 6 de agosto de 2026
- Missão do SINDVEL ao Vietnã busca ampliar autonomia tecnológica do Vale da Eletrônica qui, 6 de agosto de 2026
- Tráfego na BR-365 terá fiscalização reforçada a partir desta quinta-feira, 6 de agosto qui, 6 de agosto de 2026
- Câmara retoma sessões ordinárias e aprova projetos do Executivo qui, 6 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...
Esse Prefeito que aí está, deixando a população sofrer como vemos na matéria do jornal, é o mesmo que atacou o antigo Pronto Socorro, quando foi eleito na primeira gestão. Então quem é pior para a cidade. Este prefeito que detonou o antecessor que construiu e colocou em funcionamento o antigo pronto socorro ou este que esconde equipamentos da população, não oferece atendimento de qualidade na UPA e falta de remédios na farmácia popular????
Fala Sr Prefeito???? e também Srs Vereadores. Pra vcs não faz diferença, pois com o gordo salário que recebem às nossas custas, podem pagar um bom plano de saúde. Mas depois de mortos vão para o mesmo lugar. Lá não se compra vantagens.
o POVO tem o governo que merece. o Raul fez o que em quatro gestões anteriores não fizeram por ARAGUARI. deixou a cidade em pleno funcionamento, moderna e limpa. dai os analfabetos políticos, que vendem um voto por 50,00 reais, se venderam . agora arquem com a responsabilidade, vão sofrer merecidamente pelo ato impensado de irresponsabilidade, se é que vai aparecer alguém que votou nesse coronel de patente comprada pelo coronelismo. enquanto o povo nao criar vergonha na cara e fazer começar a limpeza por si, o povo de bem vai pagar, vai pagar caro.
Tá aí o prefeito que ia mudar a cidade kkkkkk e de rir mesmo. Mais uma vez o povo eleitor se depara com o que fez com o seu poder de voto, “jogou no lixo”. Agora paga caro para fazer exame.
RAUL fez tanto que perdeu ….
Como essa Marcão perderá….