Curso de Luteria reúne entusiastas de sete estados do Brasil
sex, 21 de julho de 2017 05:24por Tatiana Oliveira
Centro de Luteria em Araguari é considerado o maior da América do Sul
Engenheiros, artistas, professores, musicistas e diversos entusiastas da arte da luteria do Brasil estão em curso no Centro de Luteria de Araguari desde o último domingo, 16. O curso de fabricação artesanal de violões é ministrado duas vezes ao ano na cidade, e é referência no continente. “Nessa edição estamos inaugurando o centro, considerado o maior da América do Sul”, diz o proprietário da escola Luciano Borges.

Alunos aprendem a confeccionar um violão em oito dias
Nesta 18ª edição, Borges convidou o Luthier norte americano reconhecido internacionalmente John Bogdanovich para ministrar o curso. “É a minha primeira vez no Brasil, e nem nos Estados Unidos vi um espaço como este de luteria”, afirma Bogdanovich.
Provenientes de estados como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, os alunos muitas vezes tornam-se instrutores. “Em 2011 fiz o primeiro curso como aluno, em 2013 repeti os ensinamentos e a partir daí venho como monitor. A gente aprende a cada curso, inclusive ensinando”, conta Armando Vitório, luthier de Campo Grande.
As inscrições foram abertas há seis meses. No total, 15 participantes irão aprender a arte. O processo é uma espécie de intensivo de oito dias. O curso teve início no último domingo, 16, e é concluído no dia 23. “No pacote está incluso comida e hospedagem. Trabalhamos em média 12horas por dia, entramos as 8 e saímos as 20h”, diz Borges.
Fred Moreira veio do Rio de Janeiro para aprender a construir um instrumento. Ele é professor de educação musical no município do Rio e conta que pretende aplicar os conhecimentos aprendidos nas aulas. “Ensino crianças carentes na minha cidade e se eu conseguir levar um pouco disso para lá, ficarei muito contente”, disse.

Luteria é considerada a maior da América Latina
Segundo Moreira, para aprender a fazer um violão é preciso ter paciência. “É necessário disposição, vontade e paciência, porque não é uma coisa rápida, algo que aconteça em poucos dias, em poucas horas”. O curso conta com auxílio de monitores, para assistir a confecção. Ao final, todos os participantes levam o violão que fizeram para casa. “Esses violões são um troféu do trabalho de cada um. Então eles têm um carinho todo especial na construção. Para alguns é o primeiro instrumento que fazem na vida”, diz o proprietário da luteria.
Os participantes optaram pela construção do violão clássico ou de sete cordas, sendo que todo o material está incluso no valor do pacote. Os cursos são ministrados há nove anos e realizados semestralmente. Luthier há 15 anos, Luciano Borges conta que começou por curiosidade e o sucesso do curso vem do amor ao que faz. “Gostamos tanto disso que não conseguimos guardar o conhecimento; temos que compartilhar. As pessoas reconhecem essa vontade, esse amor, e vem participar com a gente”, afirma.
4 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Que interessante. Noticias como essa devem ser mais divulgadas, poucas pessoas sabem que aqui em nossa cidade tem um centro de referência como este. Parabéns ao proprietário da escola e também ao jornal pela divulgação da noticia.
Parabéns!
É de iniciativas assim que nos araguarinos precisamos.
A arte deve ser sempre ensinada para nunca se perder, na falta de conhecimento.
Caso fosse em Udi a noticia seria destaque no Fantastico e JN
Parabéns ao Luciano Borges !