Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Curso de Luteria reúne entusiastas de sete estados do Brasil

sex, 21 de julho de 2017 05:24

por Tatiana Oliveira

Centro de Luteria em Araguari é considerado o maior da América do Sul

Engenheiros, artistas, professores, musicistas e diversos entusiastas da arte da luteria do Brasil  estão em curso no Centro de Luteria de Araguari desde o último domingo, 16. O curso de fabricação artesanal de violões é ministrado duas vezes ao ano na cidade, e é referência no continente. “Nessa edição estamos inaugurando o centro, considerado o maior da América do Sul”, diz o proprietário da escola Luciano Borges.

Alunos aprendem a confeccionar um violão em oito dias

Alunos aprendem a confeccionar um violão em oito dias

 

Nesta 18ª edição, Borges convidou o Luthier norte americano reconhecido internacionalmente John Bogdanovich para ministrar o curso. “É a minha primeira vez no Brasil, e nem nos Estados Unidos vi um espaço como este de luteria”, afirma Bogdanovich.

Provenientes de estados como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, os alunos muitas vezes tornam-se instrutores. “Em 2011 fiz o primeiro curso como aluno, em 2013 repeti os ensinamentos e a partir daí venho como monitor. A gente aprende a cada curso, inclusive ensinando”, conta Armando Vitório, luthier de Campo Grande.

As inscrições foram abertas há seis meses. No total, 15 participantes irão aprender a arte. O processo é uma espécie de intensivo de oito dias. O curso teve início no último domingo, 16, e é concluído no dia 23. “No pacote está incluso comida e hospedagem. Trabalhamos em média 12horas por dia, entramos as 8 e saímos as 20h”, diz Borges.

Fred Moreira veio do Rio de Janeiro para aprender a construir um instrumento. Ele é professor de educação musical no município do Rio e conta que pretende aplicar os conhecimentos aprendidos nas aulas. “Ensino crianças carentes na minha cidade e se eu conseguir levar um pouco disso para lá, ficarei muito contente”, disse.

Luteria é considerada a maior da América Latina

Luteria é considerada a maior da América Latina

 

Segundo Moreira, para aprender a fazer um violão é preciso ter paciência. “É necessário disposição, vontade e paciência, porque não é uma coisa rápida, algo que aconteça em poucos dias, em poucas horas”. O curso conta com auxílio de monitores, para assistir a confecção. Ao final, todos os participantes levam o violão que fizeram para casa. “Esses violões são um troféu do trabalho de cada um. Então eles têm um carinho todo especial na construção. Para alguns é o primeiro instrumento que fazem na vida”, diz o proprietário da luteria.

Os participantes optaram pela construção do violão clássico ou de sete cordas, sendo que todo o material está incluso no valor do pacote. Os cursos são ministrados há nove anos e realizados semestralmente. Luthier há 15 anos, Luciano Borges conta que começou por curiosidade e o sucesso do curso vem do amor ao que faz. “Gostamos tanto disso que não conseguimos guardar o conhecimento; temos que compartilhar. As pessoas reconhecem essa vontade, esse amor, e vem participar com a gente”, afirma.

4 Comentários

  1. Vinicius disse:

    Que interessante. Noticias como essa devem ser mais divulgadas, poucas pessoas sabem que aqui em nossa cidade tem um centro de referência como este. Parabéns ao proprietário da escola e também ao jornal pela divulgação da noticia.

  2. bia disse:

    Parabéns!
    É de iniciativas assim que nos araguarinos precisamos.
    A arte deve ser sempre ensinada para nunca se perder, na falta de conhecimento.

  3. Silson disse:

    Caso fosse em Udi a noticia seria destaque no Fantastico e JN

  4. Leonardo disse:

    Parabéns ao Luciano Borges !

Deixe seu comentário: