Curso de Luteria reúne entusiastas de sete estados do Brasil
sex, 21 de julho de 2017 05:24por Tatiana Oliveira
Centro de Luteria em Araguari é considerado o maior da América do Sul
Engenheiros, artistas, professores, musicistas e diversos entusiastas da arte da luteria do Brasil estão em curso no Centro de Luteria de Araguari desde o último domingo, 16. O curso de fabricação artesanal de violões é ministrado duas vezes ao ano na cidade, e é referência no continente. “Nessa edição estamos inaugurando o centro, considerado o maior da América do Sul”, diz o proprietário da escola Luciano Borges.

Alunos aprendem a confeccionar um violão em oito dias
Nesta 18ª edição, Borges convidou o Luthier norte americano reconhecido internacionalmente John Bogdanovich para ministrar o curso. “É a minha primeira vez no Brasil, e nem nos Estados Unidos vi um espaço como este de luteria”, afirma Bogdanovich.
Provenientes de estados como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, os alunos muitas vezes tornam-se instrutores. “Em 2011 fiz o primeiro curso como aluno, em 2013 repeti os ensinamentos e a partir daí venho como monitor. A gente aprende a cada curso, inclusive ensinando”, conta Armando Vitório, luthier de Campo Grande.
As inscrições foram abertas há seis meses. No total, 15 participantes irão aprender a arte. O processo é uma espécie de intensivo de oito dias. O curso teve início no último domingo, 16, e é concluído no dia 23. “No pacote está incluso comida e hospedagem. Trabalhamos em média 12horas por dia, entramos as 8 e saímos as 20h”, diz Borges.
Fred Moreira veio do Rio de Janeiro para aprender a construir um instrumento. Ele é professor de educação musical no município do Rio e conta que pretende aplicar os conhecimentos aprendidos nas aulas. “Ensino crianças carentes na minha cidade e se eu conseguir levar um pouco disso para lá, ficarei muito contente”, disse.

Luteria é considerada a maior da América Latina
Segundo Moreira, para aprender a fazer um violão é preciso ter paciência. “É necessário disposição, vontade e paciência, porque não é uma coisa rápida, algo que aconteça em poucos dias, em poucas horas”. O curso conta com auxílio de monitores, para assistir a confecção. Ao final, todos os participantes levam o violão que fizeram para casa. “Esses violões são um troféu do trabalho de cada um. Então eles têm um carinho todo especial na construção. Para alguns é o primeiro instrumento que fazem na vida”, diz o proprietário da luteria.
Os participantes optaram pela construção do violão clássico ou de sete cordas, sendo que todo o material está incluso no valor do pacote. Os cursos são ministrados há nove anos e realizados semestralmente. Luthier há 15 anos, Luciano Borges conta que começou por curiosidade e o sucesso do curso vem do amor ao que faz. “Gostamos tanto disso que não conseguimos guardar o conhecimento; temos que compartilhar. As pessoas reconhecem essa vontade, esse amor, e vem participar com a gente”, afirma.
4 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Muriaé devolve gestão do aeroporto ao Estado sex, 12 de junho de 2026
- Sistema OAB-MG lança Programa de Aceleração das Subseções (PÁS) sex, 12 de junho de 2026
- 13ª Conferência Municipal debate fortalecimento das políticas públicas para crianças e adolescentes sex, 12 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 12 DE JUNHO sex, 12 de junho de 2026
- Exposição e livro sobre o fotógrafo Geraldo Vieira ganham destaque na capital do país sex, 12 de junho de 2026
- Secretários escolares participam de capacitação sobre o Educacenso promovida pela Secretaria de Educação sex, 12 de junho de 2026
- Operação da Polícia Militar termina em confronto e morte de suspeito na BR-050 entre Araguari e Uberlândia sex, 12 de junho de 2026
- Incêndio em residência mobiliza militares da 2ª Companhia de Bombeiros. sex, 12 de junho de 2026
- Araguari se prepara para a Copa do Mundo e incentiva decoração regularizada de ruas e bairros sex, 12 de junho de 2026
- Prefeitura de Estrela do Sul amplia acesso à saúde bucal com entrega de próteses dentárias sex, 12 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
Que interessante. Noticias como essa devem ser mais divulgadas, poucas pessoas sabem que aqui em nossa cidade tem um centro de referência como este. Parabéns ao proprietário da escola e também ao jornal pela divulgação da noticia.
Parabéns!
É de iniciativas assim que nos araguarinos precisamos.
A arte deve ser sempre ensinada para nunca se perder, na falta de conhecimento.
Caso fosse em Udi a noticia seria destaque no Fantastico e JN
Parabéns ao Luciano Borges !