Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Serviços Urbanos enfrenta problemas de condições estruturais e mau funcionamento de veículos

qui, 5 de janeiro de 2017 05:06

por Stella Vieira

Equipe está reestruturando a secretaria enquanto realiza serviços emergenciais

O secretário de Serviços Urbanos, Cândido Costa Arruda, promoveu, nessa quarta-feira, 4, uma coletiva de imprensa, com o objetivo de informar a situação atual da pasta. Dentre os principais problemas identificados pela nova equipe estão o mau funcionamento dos veículos e as condições estruturais do prédio da secretaria.

De acordo com o secretário a situação é precária. “Fui secretário da pasta no final do governo anterior do prefeito Marcos Coelho (PMDB) e deixei a secretaria com móveis e maquinários novos. Infelizmente, encontramos tudo deteriorado. Fizemos algumas modificações, mas ainda está difícil trabalhar”.

Secretário afirma que as demandas de limpeza de terreno serão atendidas

Secretário afirma que as demandas de limpeza de terreno serão atendidas

 

O secretário também apontou problemas nas condições estruturais do prédio da secretaria. “As janelas não fecham, algumas portas estão com a fechadura estragada e outras nem possuem fechadura. A porta de entrada da secretaria só pode ser trancada por dentro e temos que sair pelos fundos do imóvel”.

Além disso, o secretário afirmou que algumas máquinas da pasta estavam com empreiteiras, mas foram retomadas. “Não iremos mais realizar esse tipo de empréstimo e estamos fazendo o possível para manter ao menos os serviços essenciais. Começamos a limpeza do pátio interno da prefeitura e da Superintendência de Água e Esgoto e vamos continuar a realizar esse trabalho de acordo com a demanda”.

Costa ressalta que os fiscais de postura têm atendido a reclamações relacionadas principalmente aos terrenos sujos. “Aqueles que pertencem à prefeitura nós iremos limpar de imediato, porém, os particulares necessitam de tempo. Precisamos primeiro notificar o proprietário, que tem dez dias para realizar e limpeza, e, caso não seja cumprida a determinação, a prefeitura realiza o serviço e coloca o valor na dívida ativa do contribuinte”.

Segundo Costa, dentre as atribuições da secretaria também estão o Canil Municipal e o Centro de Castração de Animais. “O prefeito Marcos Coelho  está realizando um estudo para verificar se a responsabilidade por essas estruturas voltará a ser da secretaria de Saúde, mas ainda não há nada definido”.

Em relação às Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes, o secretário afirmou que verificará a situação. “Quando fui secretário da pasta, estive em São José do Rio Preto e observei que o funcionamento das URPVs é maravilhoso. O entulho entregue nesses locais é encaminhado para a usina e transformado em materiais que serão aproveitados na prefeitura”.

O secretário acrescentou que a maior parte dos veículos utilizados pela secretaria está em situação crítica. “Alguns não possuem nem bancos para sentar. Estamos fazendo um paliativo para que eles voltem a funcionar, desde que ofereçam segurança aos nossos servidores, o que, para nós, é prioridade”.

Os caminhões utilizados para a apreensão de animais e coleta de entulho também não estão funcionando. “Esses veículos não possuem condições de funcionamento. Nessa quarta-feira presenciei cinco cavalos soltos nas ruas e solicitei que fossem recolhidos, mas vamos rever também a questão da multa, pois os proprietários soltam os animais durante o final de semana e pagam R$ 20 para resgatá-los. Esse valor não cobre o gasto nem mesmo da ração que é utilizada”.

Para realizar denúncias em casos de animais soltos em vias públicas ou terrenos baldios, os interessados devem entrar em contato com a secretaria de Serviços Urbanos pelo número (34) 3690-3181. “Pedimos apenas que a população nos dê um voto de confiança por mais alguns dias para que possamos atender a todos”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: