Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral visita nova sede do cartório em Araguari

qua, 17 de fevereiro de 2016 08:20

Da Redação

Imóvel oferece maior espaço e estrutura com acessibilidade

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Paulo César Dias, realiza, nessa quinta-feira, 18, uma visita à nova sede do cartório da 16ª Zona Eleitoral de Araguari. Desde o final do mês de janeiro, os eleitores têm sido atendidos em novo endereço localizado na rua Dr. Afrânio, 124, Centro.

Nova sede oferece maior quantidade de guichês de atendimento biométrico

Atendimentos para confecção de novos Títulos de Eleitor e biometria acontecem até 2 de maio

 

De acordo com o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Fernando Guetti, a nova sede oferece um espaço maior para o atendimento dos usuários, além de contemplar acessibilidade, com adequações internas e externas. “Aumentamos a quantidade de guichês de atendimento biométrico de quatro para dez. Além disso, o imóvel possui aproximadamente 370 m², o que é mais do que o dobro do espaço anterior”.

A sede localizada na rua Quinca Mariano encerrou os atendimentos no dia 25 de janeiro. “Essa mudança foi possível devido a um convênio entre a prefeitura e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A prefeitura é responsável pelo aluguel do imóvel e cede o uso para o TRE, que garantiu o mobiliário novo, equipamentos e demais estruturas”.

Nova sede oferece maior quantidade de guichês de atendimento biométrico

Nova sede oferece maior quantidade de guichês de atendimento biométrico

 

Devido ao aumento da quantidade de guichês, o Cartório Eleitoral recebeu dois novos estagiários. “Nosso quadro de servidores é o mesmo, mas recebemos duas estagiárias do IMEPAC, que foram aprovadas na seleção e, agora, chamaremos mais quatro. Também existe a possibilidade de abrirmos no período da manhã, caso a prefeitura nos conceda novos estagiários”.

Os interessados em tirar a primeira via do Título de Eleitor para as Eleições 2016 devem comparecer ao local até o dia 2 de maio. É necessário apresentar um documento com foto (exceto Carteira Nacional de Habilitação e passaporte) e um comprovante de residência. Para homens com mais de 18 anos também é necessária a apresentação do comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

Segundo o presidente, é importante que os eleitores compareçam ao Cartório Eleitoral com antecedência. “Orientamos que as pessoas venham antes, pois, geralmente, na última semana, a quantidade de interessados é grande. Aqueles que completarem 18 anos e não participarem das eleições deverão pagar multa. Além disso, aqueles que não comparecerem ao cartório para fazer o documento até o dia 2 de maio, só poderão fazê-lo quando reabrirmos o cadastro eleitoral após as eleições, provavelmente no mês de novembro”.

A 16ª Zona Eleitoral também está realizando o cadastramento biométrico dos eleitores. Até o início de fevereiro, mais de 3.100 eleitores de Araguari e Indianópolis participaram do cadastramento. “A biometria também só pode ser realizada até o dia 2 de maio, porém, não é obrigatória. Aqueles que tiverem o título antigo podem votar normalmente nessa eleição”. Os interessados em fazer o cadastramento biométrico devem comparecer ao local portando um documento oficial com foto e comprovante de endereço.

O Cartório Eleitoral também está cadastrando os nomes dos interessados em realizar o trabalho de mesário voluntário na próxima eleição. “Os interessados podem comparecer ao cartório, portando o documento de identidade. Lembrando que a participação vale o dia de trabalho e um certificado de 10 horas para os alunos do curso de Direito do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: