Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura realiza Carnaval Araguari 2016 com o tema “Resgate de Tradições”

qua, 13 de janeiro de 2016 08:10

Da Redação

Inscrições para o Reinado de Momo podem ser feitas até sexta-feira, 15

A Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) realiza, no dia 8 de fevereiro, o Carnaval Araguari 2016, com o tema “Resgate de Tradições”. Durante o evento, acontece o tradicional desfile das escolas de samba, além da Festa do Reinado de Momo.

Desfile contará com a presença de cinco escolas de samba e um bloco carnavalesco

Desfile contará com a presença de cinco escolas de samba e um bloco carnavalesco

 

De acordo com a presidente da Fundação, Carmem Valente, a data do desfile foi definida na última semana, durante uma reunião com representantes das escolas de samba. “Definimos que o desfile será realizado na segunda-feira, 8, na véspera do feriado. A passarela do samba deste ano ficará localizada na avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo, entre a avenida Minas Gerais e a rua Coronel Lindolfo Rodrigues da Cunha”.

A presidente comenta que o Carnaval Araguari 2016 será realizado apenas no dia 8. “Embora estejamos com uma estrutura menor esse ano, é um evento muito significativo, pois resgatamos uma escola de samba tradicional, que estava há alguns anos sem desfilar, e um dos blocos que desfilou no último ano entrará como escola de samba em avaliação, que é o Unidos do Sewa. Caso cumpra o regulamento, no próximo ano a escola poderá disputar a premiação”.

O desfile contará com a presença de cinco escolas de samba e um bloco carnavalesco, sendo: Escola de Samba Arrastão do Miranda, Escola de Samba Mocidade Independente de Araguari, Escola de Samba Afoxés da Nova República, Escola de Samba Unidos do Paraíso, Escola de Samba Unidos do Sewa e o bloco Makulelê da Associação Cultural Recreativa.

As escolas de samba recebem a premiação em títulos de primeiro, segundo e terceiro lugares. “Esse ano as participantes receberão a subvenção no valor de R$ 20 mil, que é o mesmo do ano passado. Devido ao ano de eleições, não será feito acréscimos. As escolas que participam todos os anos receberão o valor integral, a escola em avaliação e a que retorna recebem 70% do valor. Os blocos, no primeiro ano, não recebem subvenção, mas como esse é o segundo ano de desfile do bloco participante, ele receberá 50% do valor”.

Os blocos interessados em participar do desfile podem se inscrever até o dia 31 de janeiro, na sede da Faec, localizada na rua Brasil Accioly, 86, Centro, das 12 às 18h. As inscrições para o Reinado de Momo estão sendo realizadas no mesmo local, até sexta-feira, 15.

As eleições para o Reinado do Momo acontecem no sábado, 16, a partir das 17h, na Casa da Cultura “Abdala Mameri”. “Contaremos com a presença de uma banda e uma banca de jurados que irão avaliar os candidatos e selecionar aqueles que possuem o melhor perfil para realizar a abertura do Carnaval. Serão escolhidos o Rei, a Rainha, a Primeira Princesa e Segunda Princesa. Os candidatos devem ser maiores de idade e residentes no município de Araguari”.

Segundo a presidente, a abertura do Carnaval Araguari 2016 será realizada com a Festa do Reinado do Momo, na segunda-feira, a partir das 19h. “Também contaremos com a presença da banda araguarina de marchinhas ‘Chiquita Bacana’. Esse ano a comemoração tem um significado muito grande para nós, pois além do retorno e da criação de uma nova escola de samba, resgataremos as tradições do Carnaval”.

A presidente comenta que o Carnaval será realizado em uma região central, para incentivar a visitação dos araguarinos. “Nós formatamos uma comemoração mediante a realidade do Brasil e conseguimos cumprir com o orçamento previsto, assegurando a participação do calendário cultural de Araguari. Gostaríamos de convidar toda a comunidade a participar e conhecer as tradições do Carnaval que talvez ainda não conheçam”

2 Comentários

  1. Cezar disse:

    Deve estar sobrando dinheiro nesta prefeitura. Enquanto as outras cidades brasileiras, vem cortando a verba neste ano para empregá-la em coisas que a população necessita como saúde, educação, infraestrutura, vemos aqui nosso prefeitão gastando como se as rusas não estivessem esburacadas, não houvesse vazamentos de água por toda cidade, etc.
    Além do mais o IPTU vem aí com aumento de mais de 10%. Gosto do carnaval também, mas sou favorável que dê prioridades, e acho que esta não é uma prioridade. A começar da Av. Teodolino onde será realizado o carnaval, é só ver que sujeira e quantos buracos e calombos tem bem em frente onde será o palco. Por que não gasta essa verba naquela pedaço de estrado do Distrito Industrial que o Gov. de Minas não faz nem por decreto?
    Vou valorizar meu voto neste ano.

  2. cida disse:

    Tambem nao vejo a menor necessidade de haver esse desfile a cidade esta pobre em saude, minha mae precisou de atendimento exames e nao foi atendida , o pronto socorro nao tem nem sabao pra lavar as maos esta uma vergonha , gastar mais de 100 mil com carnaval e revoltante.

Deixe seu comentário: