Reunião fecha a primeira etapa de pedido e renovação para uso de água em Araguari
qua, 13 de novembro de 2013 00:06solicitação de outorga ainda esse mês
DA REDAÇÃO – A outorga de direito é um dos instrumentos da Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos pelo qual o Poder Público autoriza o usuário, sob condições preestabelecidas, a utilizar a água ou realizar interferências hidráulicas nos corpos hídricos, necessárias ao seu consumo e às suas atividades produtivas.
Sendo assim, uma reunião para o fechamento da primeira etapa de pedido e renovação de outorga de direito de uso da água subterrânea de Araguari acontecerá hoje, as 18h, na CDL situada na avenida Coronel Teodolino Pereira de Araújo, 2374, Centro.
Realizado pelo CBH AMAP-PN1 e ABHA, esse encontro tem o objetivo de constar que a outorga assegura o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso aos recursos hídricos.
De acordo com o coordenador da reunião, Hélio Luiz de Paula Gomes, existe um prazo para que, até o final do mês uma tabela seja entregue ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) constando os nomes dos usuários de água em Araguari.
“A renovação será efetuada apenas para quem fizer a solicitação até 90 dias antes do vencimento, porém, caso não seja realizada, deverá dar início a um novo pedido”, explica.
Em Araguari, aproximadamente 97% dos cafeicultores usam a água subterrânea, porém, existem somente 280 poços artesianos com outorga.
“Esse pedido ou renovação deve ser realizado em diversos casos, como por exemplo: a derivação ou captação de parcela de água existente em um corpo hídrico para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumo em processo produtivo; o lançamento de efluentes em um corpo hídrico, tratados ou não com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final; outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da água existente; qualquer obra ou serviço de interferência hídrica, que possam influenciar o regime hídrico de um determinado curso d’água ou de um aquífero” finaliza o coordenador Hélio Luiz.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Recorde na produção mineira de azeite sex, 30 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Grupiara e SENAR promovem curso de capacitação em tecnologia de drones para o setor agrícola sex, 30 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Cascalho Rico intensifica ações de limpeza e combate ao descarte irregular sex, 30 de janeiro de 2026
- Aeroporto Municipal de Araguari entra em nova fase de modernização sex, 30 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 30 DE JANEIRO sex, 30 de janeiro de 2026
- Polícia Rodoviária Estadual orienta motoristas sobre riscos nas rodovias em dias chuvosos sex, 30 de janeiro de 2026
- Vice-prefeito de Araguari e presidente da Federação Mineira de Vôlei cumpre agenda na CODEMG durante visita a Belo Horizonte sex, 30 de janeiro de 2026
- Respostas rápidas e eficazes da 2ª Companhia de Bombeiros reforçam segurança em Araguari sex, 30 de janeiro de 2026
- RADAR – 30 DE JANEIRO sex, 30 de janeiro de 2026
- Polícia Militar prende suspeito de furto de veículo na zona rural de Araguari sex, 30 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
