Encontro promovido pela prefeitura orienta empresários e fortalece setor de alimentação
sex, 16 de janeiro de 2026 08:00Da Redação

Foto 1: Empresários e profissionais do setor de alimentação participam de encontro promovido pela prefeitura.
A realização de encontros exclusivos voltados a empresários e profissionais do setor de alimentação tem se mostrado uma estratégia eficaz para a qualificação do segmento e o fortalecimento da atividade econômica. Por meio dessas iniciativas, os participantes recebem orientações que facilitam a compreensão dos procedimentos de fiscalização, reduzindo riscos de autuações e irregularidades, além de esclarecer direitos do consumidor e deveres legais dos estabelecimentos.
Outro ponto de destaque é a abordagem das boas práticas de fabricação, fundamentais para garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos oferecidos à população. A adoção dessas medidas contribui para a proteção da saúde dos consumidores, valoriza os serviços prestados e incentiva a adequação às normas sanitárias e à legislação vigente, refletindo positivamente no desenvolvimento sustentável do setor e na economia local.
Com esse objetivo, a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e do Procon Araguari, em parceria com a Ascomari (Associação do Comércio de Alimentos e Hotelaria de Araguari), realizou no dia 13 de janeiro um encontro exclusivo para empresários e profissionais do setor de alimentação.
A iniciativa teve como foco esclarecer dúvidas, orientar comerciantes e promover o diálogo sobre as fiscalizações realizadas em defesa do consumidor. Durante o encontro, foram abordados temas relacionados à legislação vigente, às boas práticas comerciais e aos direitos e deveres de empresários e consumidores.
Para o prefeito Renato Carvalho, ações desse tipo fortalecem a relação entre o poder público e o setor produtivo. “A orientação e o diálogo são ferramentas essenciais para garantir um comércio organizado, que respeite a legislação e assegure os direitos do consumidor. Quando a prefeitura atua de forma preventiva, todos são beneficiados”, destacou.
O vice-prefeito Wesley Lucas também ressaltou a importância do encontro como instrumento de aproximação com os comerciantes. Segundo ele, a iniciativa contribui para um ambiente de confiança, transparência e cooperação, além de auxiliar os empresários no processo de adequação às normas.
Já o subsecretário municipal de Defesa do Consumidor e organizador do evento, Hugo Sanchez, enfatizou o caráter educativo da ação. “A proposta foi criar um espaço de conversa direta, onde os comerciantes pudessem tirar dúvidas, compreender melhor os processos de fiscalização e se sentirem mais seguros para adequar seus estabelecimentos. A informação é sempre o melhor caminho para evitar problemas futuros”, afirmou.
A ação reforça o compromisso da Administração Municipal com a transparência, a orientação preventiva e o fortalecimento das relações institucionais, contribuindo para um comércio mais responsável e alinhado às normas de proteção ao consumidor.

Foto 2: Encontro esclareceu dúvidas e promoveu diálogo sobre fiscalização, direitos do consumidor e deveres dos estabelecimentos.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Chuva forte pode atingir diversas regiões de Minas Gerais nesta quarta-feira qua, 24 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 24 DE JUNHO qua, 24 de junho de 2026
- Imepac abre inscrições para vestibular agendado online 2026.2 com oito cursos de graduação qua, 24 de junho de 2026
- FanFest Araguari recebe transmissão de Brasil x Escócia nesta quarta-feira (24) qua, 24 de junho de 2026
- Romaria: drogas são apreendidas durante abordagem da Polícia Rodoviária Estadual qua, 24 de junho de 2026
- Duplicação da BR-365: administradora da rodovia consegue licença ambiental qua, 24 de junho de 2026
- Abadia dos Dourados avança na coleta seletiva e mobiliza população por cidade mais sustentável qua, 24 de junho de 2026
- 21ª Despoluição do Rio Paranaíba reúne cerca de 1.000 participantes e retira quase 2 toneladas de resíduos qua, 24 de junho de 2026
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
- Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...