Educação inclusiva: Araguari realiza capacitação para professores do Atendimento Educacional Especializado
ter, 2 de dezembro de 2025 08:00Da Redação

Foto 1: O encontro reuniu profissionais da educação para troca de experiências, apresentação de práticas inclusivas e reflexão sobre estratégias pedagógicas.
A Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), realizou no dia 27 a Formação Final do Atendimento Educacional Especializado (AEE) 2025. O encontro reuniu professores e profissionais da educação para troca de experiências, apresentação de práticas inclusivas e reflexão sobre estratégias pedagógicas que promovem uma escola mais acessível a todos os alunos.
O AEE é uma formação voltada para capacitar profissionais a atender estudantes com necessidades educacionais especiais. Ela oferece suporte pedagógico individualizado ou em pequenos grupos e aborda recursos didáticos, tecnologias assistivas e estratégias de ensino adaptadas às demandas específicas de cada estudante. Com essa preparação, os professores conseguem identificar dificuldades, elaborar planos de ensino personalizados e garantir que todos os alunos tenham acesso equitativo ao currículo escolar.
Além de aperfeiçoar a prática docente, a formação em AEE contribui para valorizar a diversidade, incentivar o respeito às diferenças e fortalecer a colaboração entre equipe escolar e famílias. O desenvolvimento de competências inclusivas transforma a escola em um espaço mais acolhedor, promovendo a participação efetiva de todos os estudantes e fortalecendo o aprendizado integral.
Durante a formação, os participantes apresentaram trabalhos, relatos e produções dos estudantes, evidenciando o compromisso coletivo com uma educação sensível, acessível e inclusiva. “Um momento importante para reforçar aprendizados e celebrar o avanço das ações que garantem apoio e participação a todos os alunos”, afirmou a Prefeitura.
Investir em capacitação como a do AEE é fundamental para construir uma educação de qualidade, igualitária e comprometida com a inclusão, fortalecendo não apenas a prática pedagógica, mas também a cultura escolar como um todo.

Foto 2: Além de aperfeiçoar a prática docente, a formação em AEE contribui para valorizar a diversidade.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Oficina de Cuidados Paliativos Oncológicos será realizada em Douradoquara nesta quarta-feira qua, 26 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 26 DE AGOSTO qua, 26 de agosto de 2026
- LEVI SIQUEIRA AMPLIA POLÍTICA DE DOAÇÃO DE SANGUE E CONSEGUE APROVAÇÃO DE LEI QUE LEVA CAMPANHAS A EVENTOS PÚBLICOS qua, 26 de agosto de 2026
- Promotor André Luiz apresenta o saldo da Operação Aqueronte em coletiva com a imprensa qua, 26 de agosto de 2026
- Araguari inicia campanha anual de vacinação antirrábica para cães e gatos na área urbana qua, 26 de agosto de 2026
- Campanha de coleta de DNA busca ampliar identificação de pessoas desaparecidas em Araguari qua, 26 de agosto de 2026
- Câmara de Araguari realiza sessão com votação de projetos e vetos qua, 26 de agosto de 2026
- Mineiros economizaram R$ 134 milhões com carona ter, 25 de agosto de 2026
- Residência prepara profissionais para os desafios do campo ter, 25 de agosto de 2026
- Prefeitura de Uberlândia participa da inauguração do 1º hub de abastecimento de biometano e gás natural do Triângulo Mineiro ter, 25 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...
