Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Vereador Guilherme Santana propõe força-tarefa para “guerra” contra descarte irregular de resíduos em Araguari

sex, 19 de setembro de 2025 08:00

Da Redação

Na última sessão da Câmara Municipal, realizada no dia 16 de setembro, o vereador Guilherme Santana (PRTB) chamou a atenção para um tema que vai além do simples acúmulo de lixo: a gestão estratégica dos resíduos em Araguari. Para o parlamentar, o descarte inadequado — seja de lixo doméstico, urbano ou de materiais de construção civil — reflete falhas que impactam diretamente a saúde pública, o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Segundo ele, enfrentar essa questão exige planejamento, fiscalização e ações integradas do poder público.

 

Entre os pontos destacados, Guilherme solicitou fiscalização efetiva nos locais de descarte irregular, como por exemplo, localizados na Rua Eliana Cristina Peixoto Alves, no Bairro Bela Suíça II, e no final da Avenida Geralda Peixoto, no Bairro dos Ipês, também propôs mais investimento e estruturação para os fiscais.

 

“A cidade não pode conviver com entulhos e lixo espalhados em áreas públicas. É preciso agir com firmeza, fiscalizar e adotar medidas urgentes para que esse problema seja solucionado de forma definitiva”, alertou o vereador.

 

Além disso, Guilherme também cobrou da Prefeitura a instalação de lixeiras na Rua Rui Barbosa, reiterando um pedido já feito no início do ano. Apesar da resposta positiva da gestão municipal, o vereador segue aguardando e cobrando esta ação. A ausência de lixeiras no local segue causando transtornos à população, que convive com o descarte inadequado de resíduos, afetando a região central da cidade.

 

O Vereador durante a sessão também fez um importante apontamento sobre a manutenção e aumento da frequência da coleta em todas as lixeiras da zona rural. O mesmo solicitou a ampliação e uma maior atenção na gestão de resíduos nas áreas rurais.

 

Para o vereador, as situações revelam um quadro de fragilidade na gestão dos resíduos sólidos e urbanos em Araguari, exigindo mais atenção, planejamento integrado e participação de várias esferas na discussão do tema. “Estamos falando de saúde, de meio ambiente e de qualidade de vida. É preciso olhar para esses problemas de maneira aprofundada, pois eles afetam diretamente o dia a dia da população”, ressaltou.

 

Com um olhar atento e presente em cada canto da cidade, Guilherme Santana reforça seu compromisso de ouvir as demandas da população e transformá-las em ações concretas no Legislativo, cobrando do Executivo as soluções necessárias para que Araguari seja cada vez mais limpa, organizada e saudável.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: