Equipe do 2º BFv se destaca na Ordnance Group Team of the Year 2025 nos EUA
sex, 21 de março de 2025 08:05Da Redação
O Exército Brasileiro, através de uma equipe do 2º Batalhão Ferroviário (2ºBFv) de Araguari, por meio do Centro de Instrução de Engenharia (CI Eng), esteve presente na competição internacional Ordnance Group Team of the Year (TOY) 2025, realizada nos Estados Unidos.
A equipe brasileira foi composta da seguinte forma: Capitão Berguenmayer, 2º Tenente Bezerra e 1º Sargento Brenner.

A participação brasileira fortaleceu os laços diplomáticos
Divulgação
Esse evento reuniu algumas das principais equipes de Desativação de Artefatos Explosivos (EOD) do mundo, com a participação de representantes do Reino Unido, Alemanha, Tunísia, além de contingentes do Exército, Força Aérea e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. A delegação brasileira se destacou ao apresentar uma demonstração notável de habilidade técnica e prontidão operacional.
A equipe do 2º BFv teve a chance de utilizar os conhecimentos e a experiência da tropa de engenharia brasileira em um ambiente de intensa competitividade, onde as habilidades físicas e técnicas dos participantes foram desafiadas em diversas atividades, como tiro de ação reflexa, identificação e desativação de explosivos.
Ao longo da competição, realizada com base nos princípios de “Brilliance in the Basics”, houve um forte foco no aprimoramento da interoperabilidade entre as diversas forças, essencial para o êxito em operações conjuntas em ambientes de combate complexos. Essa interoperabilidade fortalece a capacidade conjunta de resposta a ameaças por meio de estratégias coordenadas e tecnologicamente avançadas.
Ressalta se que, o “Brilliance in the Basics” é uma estratégia adotada pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos
Estados Unidos, cujo objetivo é estabelecer uma abordagem de sucesso nas operações militares.
A competição funcionou como uma ótima oportunidade para a prática da diplomacia militar, evidenciando a disposição do Brasil em colaborar com outras nações na promoção da paz e estabilidade internacional. A participação brasileira não apenas destacou o profissionalismo e a competência dos militares, mas também fortaleceu os laços diplomáticos, favorecendo o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas em EOD.
Ao se destacar em um evento de grande envergadura, o Exército Brasileiro reforça seu compromisso com o treinamento constante e a busca pela excelência operacional de suas forças de engenharia. Essa conquista destaca a importância do Centro de Instrução de Engenharia de Construção (CI Eng), em Araguari, que desempenha papel fundamental na formação e especialização de especialistas em desativação de explosivos, assegurando que a equipe esteja sempre pronta para enfrentar os desafios do combate contemporâneo.
O desempenho do Exército Brasileiro na competição Ordnance Group Team of the Year 2025 é um reflexo da excelência e do profissionalismo de suas forças armadas. Essa colaboração internacional não apenas exaltou o nome do Brasil no contexto militar global, mas também fortaleceu as capacidades de defesa e segurança do país, mantendo as equipes brasileiras na linha de frente da
desativação de explosivos e promovendo a segurança coletiva.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí seg, 22 de junho de 2026
- Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira dom, 21 de junho de 2026
- Aeroporto de MoC terá terminal de cargas sáb, 20 de junho de 2026
- OAB-MG integra mobilização nacional pela Reforma do Judiciário e apresenta propostas da Comissão de Juristas sáb, 20 de junho de 2026
- Estado de Minas Gerais lidera o ranking das infrações relacionadas à Lei Seca, que completou 18 anos sáb, 20 de junho de 2026
- Rodada terá sete jogos, com destaques para Campo Redondo x Millenium e Novo Horizonte x Goiás sáb, 20 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 20 DE JUNHO sáb, 20 de junho de 2026
- Prefeitura promove campanha “Sorriso de Estrelas” com ações de saúde bucal em cinco UBSFs sáb, 20 de junho de 2026
- Evento “Quartel de Portas Abertas” acontece nesta segunda-feira, 22, na sede da 2ª Companhia de Bombeiros em Araguari sáb, 20 de junho de 2026
- Prefeitura de Indianópolis assina ordem de serviço para ampliação do Centro de Controle de Zoonoses sáb, 20 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...