Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

PACE de Araguari recebe doações de sangue durante Junho Vermelho

qua, 16 de junho de 2021 08:13

Da Redação

Tipos sanguíneos estão em falta nos bancos de sangue

A pandemia da Covid-19 causou um grande impacto nas doações de sangue. Hemocentros de todo Brasil registraram queda na coleta de bolsas. Por conta disso, neste ano, o ‘Junho Vermelho’ ganha relevância especial e vem com um pedido de alerta para a situação crítica dos estoques dos bancos de sangue.

Criada em junho de 2015 e estendida pelo Ministério da Saúde para todo o país, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo, e uma atitude que pode salvar vidas.

Junho já é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores no Brasil e um dos motivos da campanha ser realizada nesse mês.

Em diálogo com Marcelo Luiz, coordenador administrativo do PACE em Araguari, foi ressaltado que a data é de extrema importância. “Sobre o Junho Vermelho, ele vem ao encontro do dia 14 de junho, que é o dia mundial do doador de sangue. É bom destacar que o fato de despertar para a conscientização e importância da doação de sangue no período da pandemia é muito significativo”, comentou.

O Hemominas enfrenta dificuldades em relação aos estoques, principalmente na região. Os bancos de vários tipos sanguíneos se encontram em uma classificação ‘crítica’. Assim, Marcelo Luiz ainda fala sobre a situação atual. “Situação está difícil. A pandemia, e agora o inverno, época em que cai significativamente o número de comparecimentos, aumenta a inaptidão por conta das doenças respiratórias com maior intervalo. Ainda, os sintomas gripais impedem por 30 dias esse comparecimento”, finalizou.

Conforme dados do PACE, atualizados na última semana, os tipos sanguíneos O+, O-, A+, B- e AB- estão em “situação crítica”, o que significa que os estoques estão baixos e aguardam doações o quanto antes. A tipagem A- está em “situação de alerta”. O sangue AB+ está classificado como “estável” e o B+ como “adequado”.

Os interessados em doar podem entrar em contato com as unidades pelos números 34 3690-3174 (Araguari) e 34 3088-9200 (Uberlândia). Os profissionais, além de realizarem o agendamento, podem fornecer informações sobre os procedimentos, orientações após a doação, exames, casos em que a pessoa não deve doar, e sanar as dúvidas específicas de cada paciente.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: