2° turno das eleições em Araguari é finalizado com tranquilidade, afirma chefe do Cartório Eleitoral
ter, 30 de outubro de 2018 05:41Da Redação
Na votação do 2º turno das eleições, que aconteceu no último domingo, 28, mais de quatro mil urnas foram substituídas no país conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em quatro seções houve votação manual, com urna de lona e cédulas de papel. Os estados com mais substituições de urnas foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Conforme informações do chefe da 16ª Zona Eleitoral, em Araguari, foram substituídas quatro urnas.
Poucos minutos antes do encerramento da votação, o TSE foi informado do registro de 396 ocorrências, sendo 179 com prisão em todos os estados exceto Acre, Espírito Santo, Mato Grosso e Rondônia.
A lei permite detenção de eleitores quando, por exemplo, uma pessoa pede votos para candidatos, tira fotos ou vídeo do momento do voto ou transporta outros eleitores, por exemplo. No município, não houve relatos de ocorrências destaque. “Nestas eleições foi comprovada a eficiência, lisura do sistema eletrônico e transparência do pleito, tendo em vista todas as mensagens de fake news espalhadas durante o primeiro turno”, lembrou.
Sobre o primeiro turno das eleições em Araguari, o chefe do Cartório Eleitoral, disse que todas os casos ocorridos na cidade dizem respeito a falta de conhecimento das pessoas ao manusear a urna eletrônica. Um dos fatos que chamou a atenção foi na escola Madre Maria Blandina (Polivalente) onde um eleitor, após não conseguir votar em um candidato ao senado pelo PSL, de São Paulo; anulou o voto e comprometeu o bom andamento da votação ao reclamar de forma exaltada de que a urna estava com defeitos.
“Houve problemas de manuseio por falta de conhecimento de eleitores, mas em Araguari e Indianópolis não registramos sequer um caso de problema físico das urnas”, afirmou o chefe do Cartório sobre o primeiro turno das eleições.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas sáb, 13 de junho de 2026
- INAES apresenta planejamento estratégico sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural sáb, 13 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Polícia Militar reforça ações preventivas antes e após partida da Seleção Brasileira sáb, 13 de junho de 2026
- Associação Atlética Amigos do Resgate sáb, 13 de junho de 2026
- Amanhece Futebol Clube sáb, 13 de junho de 2026
- Fala, presidente: depois de muita luta e com a aprovação da lei na Câmara Municipal, finalmente vamos dar início ao calendário de 2026. sáb, 13 de junho de 2026
- MOMENTO BNI – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Tupaciguara promove Arena da Copa com transmissão em telão e atrações musicais sáb, 13 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...