Workshop debaterá serviço de inspeção municipal e agricultura familiar
sex, 3 de abril de 2015 06:00Da Redação
A secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios, juntamente com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a EMATER/MG, promovem em abril o I Workshop do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O evento do setor acontece entre os dias 7 e 8, a partir das 14h no auditório da Policlínica “Dr. Oabi Gebrim”, situado na avenida Batalhão Mauá.
De acordo com o diretor do SIM Lúcio Flávio Viana, o encontro objetiva orientar representantes municipais, agentes do setor e profissionais interessados na regulamentação dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), bem como, discutir formas de fomentar e fortalecer os pequenos produtores e as agroindústrias familiares.

Agricultura familiar será um dos temas discutidos durante o 1º workshop do Serviço de Inspeção Municipal
“Contamos com a presença de todos, pois teremos uma gama de informações relevantes. Iremos abordar ainda a importância do selo SIM que oferece amplo poder de venda para nossos pequenos produtores e empresários. Somente com esta qualificação poderemos comercializar produtos em todo o território nacional,” explicou.
O selo é emitido pelo SIM garantindo a qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuam qualidade e higiene em seu processo de produção. Controla ainda a qualidade dos produtos como embutidos, queijo, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com o selo de garantia todos estes produtos.
Entre os temas a serem discutidos está a qualidade na produção de produtos de origem animal. A palestra de abertura acontece às 14h e será ministrada pela fiscal federal agropecuária da UTRA de Uberaba/SFA-MG, Adriana Cássia de Oliveira. Para o dia 8, a partir das 9h, Marcos César Fonseca representante Regional de Educação Sanitária e Apoio a Agroindústria Familiar/IMA foi convidado para abordar a “Agricultura Familiar”.
“A agricultura familiar garante alimentos saudáveis e de qualidade à mesa dos araguarinos. Futuramente teremos ações envolvendo pequenos produtores; nossa intenção é padronizar o produto artesanal semelhante ao que foi feito na Zona da Mata com o famoso Queijo Minas. É uma forma de proteger a produção e fomentar este comércio,” completou.
Seguindo com a programação, às 10h a coordenadora regional de Bem Estar Social da EMATER, Patrícia Beatriz Modesto de Freitas irá abordar a agroindústria com sustentabilidade ambiental. Linhas de crédito serão discutidas às 13h com Eduardo Pontes e os benefícios da adesão aos SISBI para os municípios também será explanado no encontro.
– Selo SIM certifica qualidade e higiene dos produtos como o Queijo Minas
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Uberlândia tem 49 casos de tuberculose ter, 25 de março de 2025
- Inscrições abertas para Prêmio Brasil Artesanal Queijo, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil & CNA seg, 24 de março de 2025
- Valadares ganhou sua 1ª ETE seg, 24 de março de 2025
- Estudantes de JF com passe livre sáb, 22 de março de 2025
- Magotteux investe R$ 100 mi em Contagem sex, 21 de março de 2025
- Vereador Guilherme Santana questiona imóvel do antigo Bretas e dispositivos eletrônicos da Zona Azul sex, 21 de março de 2025
- Equipe do 2º BFv se destaca na Ordnance Group Team of the Year 2025 nos EUA sex, 21 de março de 2025
- Qualidade de vida! Prefeitura de Monte Carmelo investe no plantio de mudas na ciclovia da cidade sex, 21 de março de 2025
- Audiência pública na Câmara discute cumprimento das metas fiscais e investimentos públicos sex, 21 de março de 2025
- Flagrante de pesca proibida no Parque do Pau Furado rende novas prisões sex, 21 de março de 2025
> > Veja mais notícias...