Segunda-feira, 24 de Junho de 2024 Fazer o Login

Voto em trânsito: começa o prazo para eleitores se cadastrarem

qua, 16 de julho de 2014 01:33

DA REDAÇÃO – O cidadão que estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia 5 de outubro, mas queira participar do pleito em 2014 pode solicitar sua habilitação para o Voto em Trânsito. O período de cadastro vai até o dia 21 de agosto.

Esta opção de voto era possível somente nas capitais, agora, é permitida para cidades com mais de 200 mil eleitores. Em Minas Gerais, além de Belo Horizonte, também haverá urnas especiais para voto em trânsito nas cidades de Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros e Uberaba. A lista completa pode ser conferida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo informações da 16ª Zona Eleitoral em Araguari, para se cadastrar basta que o eleitor procure o Cartório e apresente documento com foto como, por exemplo, Carteira de Identidade; Certificado de Reservista; Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação. É preciso estar em dia com a Justiça Eleitoral. Ao preencher o formulário fornecido pelo chefe do Cartório, o eleitor deve indicar o local onde estará, sendo que o voto vale apenas para presidente da República.

Em Araguari, o número de eleitores aptos é de aproximadamente 85.894. Fora estes mais de cinco mil títulos eleitorais estão cancelados e 673 suspensos. Os araguarinos que estiverem fora da cidade e não se habilitarem para o voto em trânsito não ficam livres da obrigação de ir à sua sessão eleitoral. Nesse caso, é preciso ir ao local de votação do município onde estiver para justificar a ausência.

De acordo com a resolução 23.399/2013 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem se habilita para o voto em trânsito somente estará apto a votar na sessão que indicar, sendo que será possível alterar ou cancelar a habilitação até o prazo estipulado pelo TSE. Os eleitores inscritos no exterior, mas que estejam nas cidades mineiras também podem fazer o cadastro para o voto em trânsito no mesmo período.

Voto em Trânsito

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre o voto em trânsito para presidente da República nas eleições de 2014 abrangerá 85 municípios brasileiros, que juntos correspondem a 43% do eleitorado do país.

Em que local irei votar?

A relação da localização das urnas receptoras de voto em trânsito será publicada até 5 de setembro de 2014, no Diário da Justiça Eletrônico e no portal do TSE. As urnas de voto em trânsito estarão programadas para a escolha do presidente e vice-presidente da República. O eleitor só poderá votar nas urnas específicas do voto em trânsito.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: