Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Vereadores pedem providências sobre funcionamento do estacionamento rotativo

qui, 14 de abril de 2022 09:38

Da Redação

População reclama do estacionamento rotativo em Araguari

Na última terça-feira, 12, o edil Giulliano Tibá (PSB) fez o uso da tribuna para solicitar que a Prefeitura de Araguari tome as devidas providências com relação ao mal funcionamento do estacionamento rotativo. Na oportunidade, os vereadores Léo Mulata (Republicanos) e Renato Benegas (PSC) concordaram com o requerimento.

O estacionamento rotativo, também conhecido pela população como zona azul, geralmente é criado nos centros urbanos, com a finalidade de melhorar o tráfego de veículos nesses locais e disponibilizar as vagas, possibilitando que os motoristas estacionem e realizem seus afazeres nas áreas próximas.

Como é rotativo, o intuito é que os cidadãos parem por um determinado período e permaneçam nas vagas, de modo a liberá-las para que outros motoristas possam estacionar e tenham assim um fluxo contínuo.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina na Resolução Nº 302/2008 que:

“VI – Área de estacionamento rotativo é a parte da via sinalizada para o estacionamento de veículos, gratuito ou pago, regulamentado para um período determinado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via”.

Dessa maneira, a legislação não define especificamente que o estacionamento rotativo, seja pago, no entanto, essa alternativa possibilita maior rotatividade dos veículos.

De acordo com o vereador, Giulliano Tibá, a falta de pagamento do estacionamento rotativo gera multa de alto valor e além disso o motorista recebe 7 pontos na carteira, por cada vez que deixou de pagar o estacionamento. Isso provoca grandes transtornos para os cidadãos e de modo especial ao profissional que utiliza o veículo como instrumento de trabalho, pois com 3 multas, ele ganha 21 pontos e como consequência é impedido de trabalhar.

O parlamentar também salientou que lutou muito para que o projeto da Zona Azul fosse concretizado, mas hoje, o que era um sonho para os comerciantes, se tornou um grande problema.

“Há alguns meses estamos com o debate sobre o funcionamento da Zona Azul e ainda não tivemos nenhum avanço sobre as questões levantadas. Estou cobrando em primeiro lugar, da prefeitura, pois ela tem um contrato com a empresa que administra o estacionamento rotativo. É necessário fazer uma reunião com essa empresa, juntamente com o jurídico, para que as devidas providências sejam tomadas, pois da forma como está não dá mais. Nas outras cidades do país os idosos têm direito de estacionar por um determinado período sem pagar o estacionamento, em Araguari não temos isso, apesar dos ofícios encaminhados para a empresa”, esclareceu o vereador Giulliano Tibá

O parlamentar Léo Mulata também destacou a importância de medidas para solucionar essa questão. ” O contrato que a prefeitura tem junto com a empresa que administra a Zona Azul não está sendo cumprido direito. Existe a necessidade da instalação de câmeras de segurança, parquímetro e também da contratação de novos monitores. Os cidadãos têm recebido multas, que podem acarretar na perda da carteira de habilitação. Essa é a nossa sugestão e vamos fazer uma audiência pública para resolução desse problema”, finalizou Léo Mulata.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: