Segunda-feira, 24 de Março de 2025 Fazer o Login

Vereadores discutem Projeto de Lei referente ao regime do emprego público na prefeitura

qua, 12 de agosto de 2015 07:51

Da Redação

Durante a sessão, foram apresentados diversos requerimentos relacionados ao município

Os vereadores discutiram durante a sessão dessa terça-feira, 11, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei relativo a alterações no regime do emprego público. Em março desse ano, a prefeitura esclareceu aos servidores públicos sobre a obrigatoriedade da implantação do regime jurídico estatutário.

Vereador pede vista de 15 dias para projeto relacionado ao regime de trabalho dos servidores

Vereador pede vista de 15 dias para projeto relacionado ao regime de trabalho dos servidores

Segundo informações da prefeitura, a obrigatoriedade da implantação de um regime único ocorreu após a revogação da Emenda Constitucional nº 19/98, que permitia a utilização de mais de um regime jurídico para todos os servidores públicos. Com a revogação, todas as contratações devem acontecer em regime único, ou seja, estatutário.

O Projeto de Lei em aprovação no município prevê que os funcionários públicos celetistas, que ingressaram até o dia 7 de março de 2008, têm o direito de permanecer no regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) ou se vincularem no regime estatutário. A prefeitura possui mais de 300 cargos comissionados que trabalham no novo regime, regidos pelo Estatuto dos Servidores Públicos.

De acordo com o presidente da Câmara, Giulliano Rodrigues “Tibá” (PTC), a emenda do Projeto de Lei foi discutida durante a sessão e recebeu um pedido de vista de 15 dias. “Caso seja aprovado, o servidor poderá escolher entre permanecer como celetista ou passar para o novo regime. Devido à decisão do Supremo Tribunal Federal, todos os novos servidores devem fazer parte do regime estatutário, porém, aqueles que estavam no cargo, poderão fazer a escolha”.

Ainda nessa terça-feira, foi apresentado um relatório paralelo relacionado à Comissão Legislativa de Inquérito (CLI). O presidente da Câmara comenta que o processo foi encerrado e os relatórios foram enviados aos órgãos competentes. “As questões relacionadas à Câmara estão finalizadas e agora estamos aguardando a resposta do Ministério Público”.

Durante a sessão, também foram apresentados requerimentos de vereadores, relacionados a diversos aspectos do município. Dentre as solicitações, estão o aumento do incentivo na área de esportes e a melhor iluminação das praças públicas, com o objetivo de oferecer mais segurança aos transeuntes.

O vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS) apresentou um requerimento cobrando a implantação do Posto Avançado de Coleta de Sangue em Araguari. “A secretária de Saúde afirmou que até o final de julho o local estaria em funcionamento, mas estamos em agosto e até o momento nada aconteceu”.

Segundo o vereador, os equipamentos foram comprados e a equipe está aguardando a liberação do local. “Esperamos que seja entregue até o aniversário do município, mas estou preocupado, pois é necessário que os funcionários da prefeitura passem por um treinamento e ainda não tomei conhecimento dessa situação”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: