Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Vereador solicita inclusão da disciplina “Educação Moral, Social e Cívica” em escolas municipais

qui, 14 de setembro de 2017 05:02

Da Redação

Um dos objetivos da proposta é afastar as crianças e adolescentes do vício das drogas

O vereador Dhiosney de Andrade (PTC) apresentou um requerimento, a pedido dos representantes da Loja Maçônica União Araguarina e Loja Maçônica Rio das Pedras, nessa terça-feira, 12, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, solicitando a inclusão da disciplina “Educação Moral, Social e Cívica” em escolas da rede municipal de ensino.

O objetivo é que as crianças e jovens aprendam a viver em sociedade seguindo uma linha de retidão moral

O objetivo é que as crianças e jovens aprendam a viver em sociedade seguindo uma linha de retidão moral

 

De acordo com Klaus Moreira de Farias, venerável mestre da Loja Maçônica União Araguarina, a ideia para a inclusão da disciplina nas escolas surgiu durante uma sessão alusiva à Semana da Pátria, na qual também participaram os membros da Loja Maçônica Rio das Pedras.

“Antigamente, essa disciplina, que tratava as questões da moralidade das condutas, fazia parte da grade curricular das escolas, e hoje nós percebemos que a sociedade vem enfrentando diversos problemas, que atingem principalmente a infância e a juventude. Levando isso em consideração, decidimos formalizar o pedido por meio da Câmara Municipal, para que os vereadores, como representantes da sociedade, sugiram a inclusão dessa disciplina nas escolas”, explicou Klaus Moreira.

Dentre os motivos apresentados para que a disciplina volte a fazer parte da grade curricular estão: o fato de que os vícios e as drogas vêm tomando grande parte dos jovens e adolescentes, conduzindo-os à dependência química, à marginalidade e a morte; o momento político atual, no qual se faz importante o esclarecimento aos jovens sobre a civilidade, comportamento, ética e moral; e a necessidade de se prestar o devido e correto esclarecimento aos jovens, como forma de enfrentar os vícios que imperam nos tempos atuais.

Segundo o venerável, o objetivo da maçonaria com a proposta é que as crianças e jovens aprendam a viver em sociedade, seguindo uma linha de retidão moral. “Esse público têm sofrido muito influência negativa e não tem acesso a exemplos positivos, então, defendemos a formação de um ser humano como ente que faz a diferença na sociedade dentro de uma linha de retidão, de forma que seja trabalhada a moralidade no sentido da ética e honestidade”.

A disciplina irá proporcionar o encaminhamento sadio e a orientação às crianças e jovens, abrangendo o estudo dos fundamentos da política, cidadania, ética, moralidade, qualidade de vida, vivência longe das drogas e segurança no trânsito. “Tivemos essa iniciativa conscientes de que ela possa vingar um resultado positivo, para que esses jovens se tornem cidadãos dignos, prestativos e úteis à sociedade”.