Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Vereador requer desenvolvimento de projetos sociais nos CESACs

qui, 19 de abril de 2018 05:20

Da Redação

Atualmente, o município possui quatro Centros Esportivos de Apoio Comunitário (CESACs), que são campos de futebol coordenados pela administração municipal. O CESAC I, II, III e IV estão localizados nos bairros Maria Eugênia, São Sebastião, Gutierrez e Novo Horizonte, respectivamente.

O município possui quatro Centros Esportivos de Apoio Comunitário **Arquivo

O município possui quatro Centros Esportivos de Apoio Comunitário
**Arquivo

 

Na última sessão ordinária da Câmara, dia 17, o vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS) apresentou um requerimento que dispõe sobre a utilidade dos CESACs. Em uso da tribuna, ele discorreu sobre uma reclamação das comunidades próximas aos centros esportivos, a de que o local é voltado diretamente para os campeonatos de futebol amador.

“É claro que devemos prestigiar o campeonato amador, porque isso movimenta a cidade, mas é preciso que, pelo menos uma vez por semana, de forma que não vá estragar os gramados, possa ser aberto à comunidade”, ressalta.

O edil sugere que a secretaria de Esportes e Juventude estude melhores utilizações dos CESACs, entre elas o desenvolvimento de projetos sociais com crianças e adolescentes dos bairros. “Nós sabemos que não pode ser utilizado todo dia, senão a grama estraga e no domingo não tem o campeonato. Mas, eu acredito que uma vez por semana não traria prejuízo ao gramado. Então, que possa ser estudado alguns projetos a serem desenvolvidos com esses jovens”.

Um aspecto salientado é a prática de esportes como ferramenta de prevenção às drogas. É comprovada a eficácia dessas atividades na inclusão social, no combate à violência e nos vícios, em geral, entre outras.

“Precisa ser desenvolvido e aproveitado estes espaços em prol das crianças e adolescentes que, lamentavelmente, se não estiver praticando um esporte, ficam muito mais vulneráveis para a questão do maior mal da humanidade que são as drogas”, finaliza.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: