Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Vereador denuncia possível aquisição irregular de medicamentos

qua, 29 de março de 2017 05:35

por Mel Soares

Durante a sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 28, o vereador Cláudio Coelho (SD) apresentou requerimento em busca de resposta sobre possíveis irregularidades da gestão anterior na compra de medicamentos para a Farmácia Municipal.

Para se munir de mais documentos que comprovem o crime, o edil enviou ofício ao prefeito Marcos Coelho (PMDB) solicitando a cópia do processo licitatório, empenho e pagamento de um remédio distribuído a apenas uma pessoa nos últimos dois anos.

Vereador Cláudio Coelho

Vereador Cláudio Coelho

 

Em ofício ele também pede a informação da quantidade de remédio utilizada por uma araguarina. “Sueli Mendonça nos disse que toma uma caixa por mês, o que resulta em 12 por ano”, destacou.

Conforme averiguado por Cláudio Coelho, no período de 24 meses foram adquiridas 200 caixas do remédio, o que não condiz com a necessidade da paciente.

“A compra destes medicamentos é feita por ordem judicial. Será que alguém foi beneficiado nessa compra? Fica a indagação”, interrogou.

De acordo com as contas feitas pelo vereador, mais de 20 mil reais eram gastos inutilmente com a compra do remédio.

O segundo requerimento apresentado pelo edil foi relativo a ofício que será encaminhado a Gerência Regional de Saúde para obter informações se o município está ou não inserido no programa de regionalização da Assistência Farmacêutica.

“Caso o município faça parte, ele é obrigado a adquirir medicamentos, o que não aconteceu no final do ano”, ressaltou.

O vereador disse que a responsável pela secretaria de Saúde da gestão passada foi oficializada no dia 5 de dezembro de 2016 para realizar a compra de medicamentos. Não acatando a determinação, outro ofício foi encaminhado orientando sobre os transtornos que ocorreriam neste ano caso a aquisição não fosse feita.

“O prefeito da época alegou que não tinha dinheiro. E o povo é que está pagando por isso. Estamos lidando com vidas. Abaixo de Deus e da nossa família está a nossa saúde. Não é justo que a população pague por isso. Isto é um desabafo, pois quando mexe na área da saúde de alguma maneira me atinge.”

Em forma de ofício, o vereador aproveitou para agradecer ao deputado federal, Zé Silva (SD) que disponibilizou através de emenda parlamentar R$ 100 mil do Ministério da Saúde para complementação do Piso de Atenção Básica que será destinado a Santa Casa de Misericórdia.

1 Comentário

  1. Léo disse:

    TARJA PRETA ? ? ? ? ?

Deixe seu comentário: