Vagão de trem é instalado entre as avenidas Mato Grosso e Belchior de Godoy
sáb, 26 de agosto de 2017 05:30por Tatiana Oliveira
Local será ponto para informações turísticas e exposição de artesanato
Um vagão de trem foi instalado na manhã de ontem, 25, entre as avenidas Coronel Belchior de Godoy e Mato Grosso. A parceria público-privada entre prefeitura e a empresa VLI foi de cessão do carro de trem em perfeito funcionamento, com sistema hidráulico, banheiro e parte elétrica intacta. “Será ligada a parte elétrica, feita iluminação a Led, o saneamento e, se necessário providenciaremos alvenaria no local. Acreditamos que dentro de 15 dias o vagão estará em funcionamento”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juberson dos Santos Melo.

Vagão foi instalado na sexta-feira
O vagão possui armários, cozinha, sanitário e camas. Além de servir como ponto de informação para turistas, o local será utilizado como Casa do Artesanato, para expor as peças de artesãos da cidade. “Em um primeiro momento vai ser um espaço para apresentação do artesanato. A comercialização ainda não foi definida por questões jurídicas”, disse o secretário.
O vagão é uma parceria entre a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Fundação Araguarina de Educação e Cultura – Faec – e a VLI. Nele será exposta um pouco da história da cidade. Para auxiliar os turistas, a secretaria e a Faec irão realizar plantões com servidores do município. “Dois vigias também irão acompanhar o local. É a realização de um sonho da cidade em colocar um espaço desses naquele trecho”, diz Melo.
Corredor Turístico
Por meio de parcerias público-privadas o projeto do Corredor Turístico começa a tomar forma. O lançamento oficial ocorreu no dia cinco de julho, sendo apresentado para os empresários e autoridades locais. O Corredor Turístico inclui a revitalização de oito pontos de ônibus, quatro rotatórias, 35 canteiros e quatro portais de entrada.
A VLI doou o vagão como contribuição para o projeto e outras intervenções estão sendo feitas no trecho. A empresa Soier Madeiras adotou um dos portais, que está sendo instalado na entrada da avenida Teodoreto Veloso de Carvalho com a BR-050. Além disso, placas que sinalizam pontos importantes da cidade estão sendo instaladas nas avenidas principais.
Após a instalação de lâmpadas de LED na avenida Mato Grosso, uma intervenção começou a ser realizada na rotatória em frente ao Terminal Rodoviário Tancredo Neves. No local, adotado pela empresa Total Serv, está sendo implantado um sistema de irrigação automático, além de um projeto de paisagismo.
O Corredor Turístico deverá ser executado ao longo de todo o mandato, obedecendo ao projeto elaborado, que foi dividido em cinco etapas. A primeira etapa, já em implantação, se refere à intervenção na parte central dos canteiros e à instalação de iluminação de LED ao longo de todo o Corredor Turístico. Na segunda etapa, será realizado o redirecionamento dos canteiros centrais e estacionamentos. A terceira etapa envolverá licitações de espaços estratégicos para serem comercializados; na quarta, instalação de lombadas eletrônicas para o controle de velocidade; e na quinta e última etapa, está prevista a revitalização do trecho entre o Terminal Rodoviário Tancredo Neves e a BR-050. Segundo Melo, o investimento para construção do corredor é de mais de R$ 2 milhões.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de energia em 2027 dom, 14 de junho de 2026
- Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas sáb, 13 de junho de 2026
- INAES apresenta planejamento estratégico sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural sáb, 13 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Polícia Militar reforça ações preventivas antes e após partida da Seleção Brasileira sáb, 13 de junho de 2026
- Associação Atlética Amigos do Resgate sáb, 13 de junho de 2026
- Amanhece Futebol Clube sáb, 13 de junho de 2026
- Fala, presidente: depois de muita luta e com a aprovação da lei na Câmara Municipal, finalmente vamos dar início ao calendário de 2026. sáb, 13 de junho de 2026
- MOMENTO BNI – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...