Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Vacinação contra HPV continua em Araguari

qui, 27 de março de 2014 00:01
Até esta semana, 1.785 meninas foram imunizadas. Foto: Arquivo

Até esta semana, 1.785 meninas foram imunizadas. Foto: Arquivo

SAMARA ARRUDA – Até esta quarta-feira, 26, foram imunizadas 1.785 meninas de 11 a 13 anos, contra o vírus do Papiloma Humano (HPV). Para isso, a secretaria de Saúde através do Departamento de Epidemiologia, vem promovendo uma intensa mobilização, objetivando disponibilizar a vacinação a todas as escolas do município.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), são mais de 2.465 jovens nesta faixa etária, sendo que foram atingidos 75.4% da meta prevista pelo Ministério da Saúde que é de 80%.

Segundo contou a coordenadora Maria Lúcia Hirono, a expectativa é de que a mobilização seja concluída até o dia 4 de abril, até lá outras 16 instituições de ensino devem receber a visita da equipe, a fim de dar continuidade na vacinação. “Estivemos em 22 escolas para efetuar a aplicação da primeira dose e vamos continuar acompanhando a equipe e repassando orientações para as jovens sobre possíveis dúvidas quanto à doença. A nossa meta é que esta geração esteja protegida contra o vírus HPV,” afirmou.

Conforme ressaltou, a partir deste mês, a vacina usada na prevenção do câncer de colo do útero, passa a ser ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse primeiro ano, a campanha irá vacinar apenas as garotas de 11 a 13 anos com três doses, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Pois, essa é a faixa-etária em que a vacina tem a melhor resposta, gerando mais anticorpos para proteger contra a doença. “É importante ressaltar que a vacinação é parte do calendário e as adolescentes devem tomar a segunda dose no mês de setembro deste ano, basta procurar as unidades de saúde com o cartão de vacinação em mãos e o documento de identidade,” explicou.

Em 2015 a vacinação passa a ser oferecida para adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016, às meninas de nove anos. Sendo assim, para esse primeiro ano, o Ministério da Saúde adquiriu 15 milhões de doses.

Sobre o índice de meninas imunizadas, a coordenadora se mostrou confiante. “Tivemos uma boa aceitação por parte das jovens e também dos pais, que buscaram informações sobre a necessidade de prevenir o câncer do colo de útero. Estamos satisfeitos com a cobertura em Araguari e acreditamos que a meta será atingida,” ponderou.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV. A vacina é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos do vírus. Dois deles respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero (terceiro tipo de tumor que mais atinge as mulheres), responsável, atualmente, por 95% dos casos de câncer no país.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: