Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Vacinação contra gripe: campanha nacional é prorrogada até 15 de junho

ter, 5 de junho de 2018 05:13

Da Redação

Na última terça-feira, dia 29, o Ministério da Saúde enviou uma recomendação para prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe – a decisão se deu pelos possíveis impactos causados com a paralisação dos caminhoneiros, principalmente no que se refere ao abastecimento. Desta forma, a campanha, prevista para encerrar sexta-feira, dia 1º, segue por mais duas semanas, finalizando oficialmente no dia 15 de junho.

É necessário apresentar o Cartão de Vacinas no momento da vacinação **Divulgação

É necessário apresentar o Cartão de Vacinas no momento da vacinação
**Divulgação

 

De acordo com um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, até o momento faltam cerca de 18,8 milhões de pessoas a serem vacinadas no país; apenas 66% do público-alvo está imunizado. A expectativa é que até o dia 15, mais de 54 milhões de pessoas estejam vacinadas.

Após a decisão, a campanha também foi adiada no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba; cidades como Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Ituiutaba e Araxá acataram à prorrogação. Araguari também aderiu à dilatação do prazo; segundo a coordenadora do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono, serão priorizados os grupos que estão abaixo da meta.

“Estamos priorizando crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, pessoas acima de 60 anos e professores, porque os de doenças crônicas e agentes de saúde conseguimos superar a meta de 90%.”

De forma geral, foram imunizados cerca de 72% do público-alvo. Para as crianças, que receberam a imunização pela primeira vez, é preciso receber a segunda dose da vacina em trinta dias, a fim de concluir a proteção vacinal. Para tal, as unidades permanecem aplicando até o dia 23 de junho.

Em pronunciamento oficial, a coordenadora-substituta do Programa Nacional de Imunizações, Ana Goretti, ressalta que “é muito importante que as pessoas consideradas do grupo-prioritário procurem os postos para se protegerem contra a gripe. A vacina é a medida mais eficaz para evitar a doença e garante proteção daqueles com mais risco de desenvolverem a forma grave da doença”.

O Ministério da Saúde adverte que, após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas, a imunização poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.

Casos de gripe

De acordo com dados do último boletim de influenza do Ministério da Saúde, até o dia 26 de maio, mais de 2 mil casos foram registrados em todo o país, com 335 óbitos. Deste total, 1.262 casos e 218 mortes foram decorrentes por H1N1. No que se refere ao vírus H3N2, foram contabilizados 412 casos e 58 óbitos. Ademais, foram 219 registros de influenza B e 195 de influenza A não subtipado.

Em Minas Gerais, segundo o último informe epidemiológico, foram notificados 800 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Deste total, 53 foram causados pelo vírus da Influenza, com a confirmação de dois óbitos. Em Araguari foi notificado apenas um caso do subtipo A/H1N1, em fevereiro.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: