Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Vacina contra hepatite A está disponível nos postos de saúde

qui, 31 de julho de 2014 00:14
Crianças de um ano e menores de 2 anos devem ser imunizadas
Vacina que protege contra hepatite A foi incluída no cartão de vacinação. Foto: Divulgação

Vacina que protege contra hepatite A foi incluída no cartão de vacinação. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – A vacina contra o vírus da hepatite A agora faz parte do calendário do SUS e foi incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI). O Ministério da Saúde (MS) anunciou a novidade nesta terça-feira, 29. Ela é indicada para crianças de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias (menos de 2 anos) em dose única. A proteção é permanente.

As doses estão disponíveis em 36 mil postos no país, em 12 Estados, incluindo Minas Gerais. Até setembro, serão oferecidas em todo o país.

Em Araguari, as crianças podem ser vacinadas desde segunda-feira, 28, antes mesmo do anúncio oficial. Segundo a coordenadora de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Lucia Hirono, cerca de 1.400 delas estão na faixa etária indicada. “Todo mês o Ministério da Saúde nos envia as doses. As mães devem saber que agora a vacina contra hepatite A agora faz parte da rotina e procurar o posto de saúde mais próximo,” ressaltou.

O Ministério investiu R$ 11 milhões no primeiro lote de 1,2 milhão de vacinas compradas a partir de uma parceria de transferência de tecnologia entre o laboratório Merck Sharp e o Instituto Butantã. O governo espera conseguir produzir integralmente as doses até 2018.

Segundo o MS, o Brasil apresenta uma queda de hepatite A entre a população desde 2006. Entre aquele ano e 2013, foram registrados mais de 151.000 casos da infecção e, de 1999 a 2012, 761 mortes pela doença. A pasta estima que haverá uma redução de 64% nos casos e de 58% nas mortes por hepatite A com a distribuição da vacina.

Contaminação

O vírus da hepatite A (HAV) se propaga em água e alimentos contaminados, especialmente frutos do mar e vegetais mal lavados, e por contato com fezes de pessoas contaminadas. É em locais sem saneamento básico e durante a infância que se costuma ter contato com o vírus que ataca o fígado. Uma vez infectada, a pessoa se torna imune à doença. Quase 69% dos casos se concentram em crianças de até 13 anos.

O HAV pode se manter incubado por um período que varia de dez a 50 dias. Neste período, apesar de o portador não apresentar sintomas, ele pode transmitir o vírus.

Sintomas e tratamento

Os principais sintomas da hepatite A são: pele e olhos amarelados, vômitos, cansaço, urina com coloração escura e fezes esbranquiçadas. A hepatite A é considerada uma forma branda de hepatite e não resulta em consequências mais graves. Em alguns casos, ela não apresenta sintomas.

Não existe tratamento específico para a hepatite A. Este é realizado apenas com repouso e alimentação balanceada. Geralmente, o organismo se recupera entre quatro e 15 semanas. O tempo de recuperação depende de características pessoais do indivíduo contaminado e da quantidade de vírus presente no organismo.

A prevenção da hepatite A inclui, principalmente, medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos antes das refeições, e a ingestão de água e alimentos de origem confiável.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: