Quarta-feira, 10 de Julho de 2024 Fazer o Login

Vacina contra a dengue continua sendo disponibilizada para crianças e adolescentes

qui, 6 de junho de 2024 08:56

Da Redação

A vacina está disponível para crianças e adolescentes
Divulgação

No dia 3, a Secretaria de Estado de Saúde publicou um Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika. De acordo com as informações, até esse dia foram registrados 1.528.676 casos prováveis (casos notificados fora os descartados) de dengue, sendo que 795.820 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 590 óbitos confirmados por dengue no estado e 810 estão sendo investigados.

Com relação à chikungunya, foram apontados 125.725 casos prováveis, sendo 92.840 confirmados. Até o

momento, 67 óbitos foram confirmados por chikungunya no estado e 33 estão em investigação.

No que se refere à zika, foram registrados 267 casos prováveis e 25 foram confirmados. Não há óbitos confirmados ou investigação por zika em Minas Gerais.

Ainda, conforme a Secretaria de Estado de Saúde, em Araguari, até o dia 3, foram registrados 11.138 casos prováveis dengue e 2416 de chikungunya. Até o momento, foram confirmados cinco óbitos por dengue no município.

Ressalta-se que, a vacinação contra a dengue continua e aproximadamente a metade das doses que chegaram em Araguari foram utilizadas, porém existem mais de mil doses disponíveis pelas unidades de saúde do município para vacinar crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Ontem, 5, a secretária Municipal de Saúde, Thereza Christina Griep falou sobre a importância da vacinação. De acordo com ela, o município ainda não alcançou a meta de vacinação. “Nós temos distribuído, em todas as unidades de saúde, as vacinas da dengue. Estamos fazendo uma ampliação também nas escolas; mas a vacina da dengue não pode ser levada até as escolas. É importante que os pais tragam seus filhos para que eles possam se imunizar nas unidades de saúde de todo o município de Araguari”, disse.

Ainda, conforme a secretária, pais e/ou responsáveis devem se dirigir às unidades de saúde com o Cartão de Vacinação das crianças e dos adolescentes, das 8h às 17h. “Hoje estamos em um patamar de estabilidade da dengue,

mas é importante que a população se imunize. Nós temos 940 doses aplicadas, mas mais de mil estão disponíveis. Temos que lembrar que, logo a época de chuvas volta e com isso a infestação do mosquito da dengue. Assim, voltamos a ter muitos casos e isso ninguém quer, nenhuma família e nem o município”, concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: