Domingo, 21 de Abril de 2024 Fazer o Login

UPA atende mais de 1400 pacientes na última semana

qua, 2 de agosto de 2023 08:04

Da Redação

A UPA funciona em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

A Unidade de Pronto Atendimento começou o atendimento médico de urgência e emergência, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no dia 1º de julho de 2016. Ela é uma parte fundamental da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é englobar os serviços de saúde de média complexidade, construindo uma rede organizada, em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

No último dia 31 de julho, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde divulgou um levantamento sobre os atendimentos médicos realizados na Unidade de Pronto Atendimento – UPA/Araguari. O balanço foi realizado entre os dias 24 a 30 de julho. Vale destacar que os atendimentos acontecem conforme o protocolo Manchester, um método de triagem muito utilizado no setor de saúde, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes. Ao chegar na unidade de saúde, os pacientes passam por esse processo de triagem, que identifica o nível de gravidade em cada caso.

De acordo com o levantamento, foram realizados os seguintes atendimentos: Emergência, caso gravíssimo, risco imediato de perda de vida – 4 atendimentos. Muito urgente, caso grave, risco de perda de função dos órgãos ou membros – 36 atendimentos. Urgente, caso de gravidade moderada, necessidade de atendimento, mas sem risco imediato – 516 atendimentos. Pouco urgente, caso menos grave, pode ser assistido no consultório médico ambulatorial – 852 atendimentos. Não urgente, caso de menor complexibilidade, sem risco imediato de agravo a saúde – 12 atendimentos. Ao todo foram 1.420 atendimentos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: