Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari avança para a Onda Vermelha, mas ‘toque de recolher’ continua valendoimas doses de vacina recebidas serão, em sua maioria, destinadas à segunda dose

ter, 6 de abril de 2021 08:17

Da Redação

Últimas doses de vacina recebidas serão, em sua maioria, destinadas à segunda dose

As novas determinações flexibilizam o comércio e o consumo de bebidas alcóolicas

A partir desta segunda-feira, 5, Araguari avançou para a Onda Vermelha, atual classificação da Macrorregião do Triângulo Norte, e segue as regras previstas no Programa Minas Consciente. A Administração do município deve seguir os critérios do Governo de Minas, mas com algumas restrições adicionais, inclusive a continuidade do “toque de recolher” entre as 20h e as 5h.

Com as novas determinações, os serviços não essenciais voltam a funcionar normalmente, mas seguindo o protocolo de segurança determinado pelo Programa Estadual. As lojas do varejo em geral, que podem funcionar de segunda-feira a sábado, entre as 5h e as 20h, são exemplos da flexibilização. Assim, cabe ao lojista determinar a escala de trabalho dos funcionários e o horário de atendimento ao público. Os clubes reabrem com até 50% da capacidade; eventos são permitidos com capacidade máxima de 30 pessoas e realização dentro do horário da restrição de circulação de pessoas (toque de recolher); academias também voltam às atividades normais de segunda-feira a sábado.

Com a nova publicação, a venda e o consumo de bebidas alcóolicas serão permitidos, mas com restrições. Mesmo por delivery, após as 20h fica proibido o comércio do produto. O serviço de entrega de comida e bebida não alcoólica continua sem restrições de horário.

As autoescolas, enquanto o município estiver na Onda Vermelha, funcionam normalmente. As aulas teóricas coletivas devem manter o distanciamento entre alunos, professor e seguir todas as medidas sanitárias adotadas.

As escolas convencionais poderão retornar às aulas presenciais, desde que o local tenha o plano de contingência aprovado pela Vigilância Sanitária, ou seja, as aulas devem retornar de forma gradativa, com limite de alunos por turma, seguindo rigoroso controle de segurança.

A prefeitura informou ainda que Araguari continua com números expressivos em relação à incidência (novos casos de covid-19) e alta ocupação de leitos de UTI, e desta forma, mesmo com a reabertura do comércio em geral e dos serviços, todos precisam cumprir o protocolo sanitário estipulado pelo Minas Consciente, bem como a população seguir todas as medidas de segurança. A secretaria municipal de Saúde orienta que a população permaneça em casa, evitando qualquer tipo de aglomeração e faça uso de equipamentos de proteção.

A fiscalização, por parte da Força Tarefa e da Polícia Militar continua e, nessa fase, principalmente, para observar as condições de funcionamento dos estabelecimentos.

A gestão municipal ainda afirmou que agora, na Onda Vermelha, possui mais autonomia do que na Onda Roxa no que diz respeito às flexibilizações, e pede a colaboração de todos os estabelecimentos para que restrições mais rígidas não precisem voltar a ser adotadas.

 

Vacinação

A reportagem da Gazeta entrou em contato com a prefeitura para saber a respeito do andamento da imunização contra covid-19 no município, e foi informada que Araguari deve continuar a vacinação nesta semana, porém apenas com aplicação de segunda dose. “Não temos doses D1 (primeira dose). O novo lote chegou na Regional de Saúde ontem de tarde e hoje, às 14h, buscaremos a remessa, porém, não há grande quantidade para a primeira aplicação, serão praticamente todas para segunda dose. As imunizações devem continuar nesta quarta-feira, 7. Recebemos 6.150 doses, sendo 5.990 para a D2 e apenas 160 para D1, dessas serão destinadas 90 para forças armadas e de salvamento e 70 para idosos acamados de 65 a 69 anos, daquelas serão 618 para profissionais da saúde, 2.062 para idosos de 75 a 79 anos e 3.310 para os de 70 a 74 anos”, disse o secretário municipal de Gabinete, Flávio Soares.

 

Cenário Municipal

Araguari já soma 10.416 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 2.626 pacientes em monitoramento, sendo 1.019 confirmados e 1.607 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 25 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 30 vagas disponíveis. Ainda, estão ocupados 22 dos 53 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo dois no Santa Antônio, nove na UPA, sete no Hospital de Campanha e três no São Sebastião. Ainda, foram computados 309 óbitos confirmados para a doença.

A vacinação contra o novo coronavírus já alcançou 12.675 munícipes. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira, 5.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: