Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

UEMG Araguari funcionará na Escola Estadual Raul Soares

sex, 6 de outubro de 2023 08:03

Da Redação

Escola Estadual Raul Soares abrigará a Universidade Estadual de Minas Gerais em Araguari

Um sonho da comunidade araguarina que atravessa longos e longos anos está muito próximo de ser concretizado. Está tudo acertado para que a Universidade Estadual de Minas Gerais inicie suas atividades em Araguari, inicialmente com o Curso de Direito.

O edital do processo seletivo está previsto para ser publicado no próximo dia 18 de outubro, e as vagas para Araguari certamente estarão disponíveis no documento.

As inscrições serão iniciadas no dia 25 de outubro e vão até o dia 28 de novembro. As provas de Conhecimentos Gerais estão programadas para o dia 17 de dezembro.

 

Desde o seu primeiro mandato, o deputado estadual Raul Belém (Cidadania) vem trabalhando para a implantação de uma extensão da UEMG em Araguari, e as notícias que vêm de Belo Horizonte são muito boas para o município.

 

A reportagem da Gazeta do Triângulo conversou com o deputado Raul Belém, que passou todos os detalhes referentes à chegada da universidade. “A UEMG já é uma realidade em Araguari, a partir da aprovação do Conselho da Universidade, formalizando o Curso de Direito em nossa cidade, o qual terá início em 2024”, explicou.

 

Questionado sobre o local que será usado para as aulas, o deputado citou que será na Escola Estadual Raul Soares. “O funcionamento do curso será na escola Raul Soares, pelo fato de ser o primeiro curso, e possível fazer essa compatibilização do local. Estamos felizes com essa escolha”, destacou.

 

Raul Belém citou que a presença de uma universidade pública no município é um sonho que está sendo concretizado e que irá beneficiar a população e as pessoas que desejam fazer o curso. “Na verdade, temos o privilégio de ter conseguido implantar o Curso de Direito em Araguari, e aqui estendo meus agradecimentos ao Governador Romeu Zema, por entender que Araguari é uma das cidades mais importantes dentro do estado mineiro e uma das maiores que abrigará a UEMG. Isso demonstra a importância e a possibilidade de crescimento da universidade dentro do município. Acreditamos naturalmente que outros cursos serão implantados futuramente”, frisou.

 

O deputado ressaltou que segue acompanhando todo o processo de implantação. “Estamos passo a passo acompanhando tudo isso, e trabalhando para que a cidade possa ter o melhor na educação na formação dos nossos jovens, que terão a disponibilidade da UEMG”, acrescentou.

 

Finalizando o contato, o deputado Raul Belém informou que para os próximos dias será agendada uma visita na cidade de Araguari e que nesta comitiva estará a reitoria com toda equipe da UEMG e a presença da Superintendência de Educação do Estado. “Tudo isso para avaliar o que é necessário para o Curso de Direito em Araguari”, finalizou.

 

SOBRE A UEMG

 

A Universidade Estadual de Minas Gerais foi criada em 1989, por disposição contida na Constituição do Estado. Como previsto, quando de sua fundação, é uma universidade multicampi, e está presente em 18 municípios de Minas Gerais, com 20 unidades. A UEMG oferta para sociedade mineira, 121 cursos presenciais, dois doutorados, nove mestrados e 26 cursos de especialização.

 

CURSOS PRESENCIAIS

 

Abaeté: Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social.

Barbacena: Ciências Sociais e Pedagogia.

Belo Horizonte: Artes Plásticas, Artes Visuais, Design de Ambientes, Design de Produto, Design Gráfico, Educação Artística, Educação Musical Escolar, Música (bacharelado e licenciatura), Gestão em Recursos Humanos, Pedagogia, Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão Pública.

Campanha: História, Pedagogia e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Carangola: Administração, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação e Turismo.

Cláudio: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Serviço Social.

Diamantina: Direito e Filosofia.

Divinópolis: Ciências Biológicas, Comunicação Social, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Fisioterapia, História, Letras, Matemática, Psicologia, Química e Serviço Social.

Frutal: Administração de Empresas e Negócios, Comunicação Social, Direito, Geografia, Sistemas de Informação, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Processos Sucroalcooleira.

Ibirité: Licenciaturas em Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Matemática e Pedagogia.

Ituiutaba: Agronomia, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Direito, Psicologia, Sistemas de Informação, Licenciaturas em Ciências Biológicas, Educação Física, Pedagogia e Química, Tecnologia em Agronegócio e Tecnologia, Gestão Ambiental e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.

João Monlevade: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Engenharia Metalúrgica.

Leopoldina: Pedagogia.

Passos: Design de Moda, Engenharia Civil, Letras e Nutrição.

Poços de Caldas: Pedagogia.

Ubá: Ciências Biológicas, Design de Produto e Química.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: